Do título ao rebaixamento, veja o que está em jogo na última rodada do Brasileirão
Do campeão ao último rebaixado, a última rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (6), vai coroar a edição cheia de reviravoltas de 2023 e definir o fututo de muitos times. O Palmeiras é praticamente campeão, mas Atlético-MG e Flamengo ainda têm chances matemáticas. Na parte de baixo da tabela, a briga contra o rebaixamento tem Bahia, Vasco e Santos.
O G4 também está em aberto, com três vagas diretas na Libertadores a serem definidas entre Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo. Na classificação para a Sul-Americana, resta saber se o Cruzeiro ou o Santos entrará na última vaga disponível.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Palmeiras a caminho de mais um título
O Palmeiras está praticamente garantido como campeão, mesmo se empatar, ou perder. Com três pontos a menos, o segundo e o terceiro colocado, Atlético-MG e Flamengo, respectivamente, têm chances, mas precisam vencer com placares muito elásticos para alcançarem o saldo de gols do Alviverde.
O Palmeiras tem 31 gols de saldo, contra 23 do Galo e 15 do Mengo.
Botafogo pode ficar fora do G4
Líder ininterrupto por 31 rodadas, o Botafogo viu o título virar "pó" e, com o péssimo desempenho no segundo turno, pode ficar fora até mesmo da zona de classificação direta para a Libertadores.
Ao lado do Alvinegro, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo disputam três lugares no G4, para se juntarem ao Fluminense (campeão da edição 2023) e São Paulo (vencedor Copa do Brasil) na fase de grupo do torneio continental.
O Botafogo, porém, é o único que não depende só de si para conquistar a vaga direta e precisa torcer para que um dos concorrentes perca. Se não conseguir, vai disputar a Pré-Libertadores, junto com o Bragantino.
Última vaga da Sul-Americana aberta
Ao lado do Athletico, que disputará o tricampeonato da Sul-Americana em 2024, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Fortaleza e Corinthians também estão garantidos no sorteio da Conmebol.
A última vaga será disputada entre Cruzeiro e Santos. A Raposa tem mais chances, já que ocupa a 14ª colocação, com 46 pontos, enquanto o Peixe ainda briga contra o rebaixamento, na 15ª posição, com 43 pontos.
Três clubes lutam contra o rebaixamento
América-MG, Coritiba e Goiás já estão rebaixados e disputarão a Série B em 2024. O último a cair só será definido nesta quarta. Santos, Vasco e Bahia lutam para fugir do Z4.
O Bahia é o que tem mais probabilidade de queda, já que é o primeiro da zona, com 41 pontos. Além de vencer a última rodada, precisa torcer pelo tropeço do Vasco.
O Cruzmaltino ocupa a 16ª colocação, com 42 pontos, e o Santos, a 15ª, com 43. As duas equipes só dependem de si para escapar.