Um dos motivos que levou o Athletico a comprar a área e transformar um antigo hotel num dos melhores centros de treinamento da América do Sul é forjar seus próprios craques nos campos do Caju. Deu bastante certo. E não hesito afirmar que, na última década, o melhor jogador de linha formado em nossa base é Renan Lodi.
Paulista de Serrana, Renan Augusto Lodi dos Santos nasceu no primeiro ano de funcionamento do CT. Pela categoria e habilidade fora do comum, para muitos, já supera laterais com história mais longeva como Sérgio Moura, Júlio e Fabiano na seleção do Athletico de todos os tempos.
Lodi chegou ao CT em 2012, como juvenil, vindo do parceiro Trieste. Quatro anos depois, estreava no elenco principal no Campeonato Brasileiro. Em 2018, foi um dos destaques do time de aspirantes comandado por Tiago Nunes, que ganhou o Paranaense e se tornou a base do esquadrão campeão da Copa Sul-Americana de 2018.
Não exagera quem diz que Lodi, autor de gols e assistências decisivas, foi o melhor jogador daquela campanha, apesar de vários concorrentes de peso e de ter perdido o match point na decisão por pênaltis. Em julho de 2019, sua venda para o xará espanhol por 20 milhões de euros foi a maior da história do clube até o fenômeno Vitor Roque.
Desde então, Lodi rodou bastante na Europa. De Madrid para a floresta de Nottingham e de lá para a linda Marselha. Mais recentemente, desembarcou no Al-Hilal, da Arábia Saudita, para jogar com Neymar. Cada uma dessas transferências rendeu uma moeda dourada para os cofres do Furacão.
Lodi teve altos e baixos, a exemplo de seu desempenho na seleção principal, onde uma mal explicada situação como ex-treinador Tite o deixou fora da Copa do Mundo.
Em 2024, em uma entrevista ao canal Fala, Cap, projetou uma volta ao Athletico em poucos anos: "Sou um torcedor, não consigo fazer minha vida sem o Furacão mais. Mudou a minha vida e da minha família... Está na minha pele", disse.
Aqui em casa, a torcida é grande para que Renan recupere o nível brilhante de seu futebol, pois a porta do CT estará aberta para você voltar a ser feliz aqui no Caju, piá.