Montar qualquer seleção sempre é tarefa complicada, imagine escolher 11 nomes entre milhares que defenderam o Athletico em 100 anos de história. Então, coube aos leitores do UmDois Esportes escolher o time ideal do Furacão para o centenário.
Inicialmente, o time teria composto por um goleiro, dois laterais, dois zagueiros, um volante, dois meias e três atacantes, no sistema tático 4-3-3.
Porém, como houve diferença significativa nos votos, a equipe eleita foi alterada para o sistema 4-4-2, com dois volantes, dois meias e dois atacantes.
Veja abaixo como ficou a seleção atleticana dos 100 anos:
Goleiro: Caju
O histórico Alfredo Gottardi foi eleito o goleiro da seleção do centenário, com 45% dos votos.
Santos obteve 24% da preferência, seguido por Roberto Costa (12%), Flávio (11%) e Ricardo Pinto (9%).
Lateral-direito: Djalma Santos
Bicampeão mundial com a seleção, Djalma Santos jogou três anos no Furacão e ganhou votação com 40% dos votos.
Alberto teve 22% da preferência, seguido por Alessandro (16%), Luisinho Netto (14%) e Jonathan (7%).
Lateral-esquerdo: Renan Lodi
Piá do Caju, Renan Lodi foi o escolhido pelos leitores, com 54% dos votos. Fabiano teve 22%, seguido por Marcão (14%), Julio (6%) e Michel Bastos (4%).
Zagueiro: Thiago Heleno
O zagueiro mais votado foi o capitão mais vencedores dos últimos tempo, Thiago Heleno Henrique Ferreira, que teve 35% da preferência do público.
Volante: Fernandinho
Único nome presente nas duas finais de Libertadores do Athletico, Fernando Luiz Rosa foi o volante mais votado na enquete, com 41% dos votos.
Kleberson acabou em terceiro lugar (22%), seguido por Cocito (6%) e Alan Bahia (2%).
Volante: Bruno Guimarães
Ídolo recente do Rubro-Negro, Bruno Guimarães Rodriguez Moura foi o segundo volante mais votado na enquete. Ele recebeu 30% dos votos para integrar o time.
Meia: Nikão
A única vaga disponível como meia – a outra claramente seria de Sicupira – ficou com Maycon Vinicius Ferreira da Cruz, o Nikão, com 16% dos votos.
Paulo Baier (15%), Adriano Gabiru e Jadson (8%), Jackson (6%), Kelly (4%) e Nivaldo Carneiro (3%).
Meia: Sicupira
Maior artilheiro da história do Athletico, com 158 gols, e símbolo de uma geração Barcímio Sicupira Júnior entra como grande craque do time do centenário.
O Craque da 8 obteve 40% dos votos na enquete.
Atacante: Alex Mineiro
Alexander Pereira Cardoso, dono de um espaço especial no coração dos atleticanos, entra como o atacante mais votado na enquete.
Decisivo na conquista do Brasileirão de 2001, o camisa 9 teve 28% da preferência.
Atacante: Kléber
O Incendiário Kléber Pereira foi o segundo mais votado para o setor ofensivo, com 16%.
Depois apareceram Washington Coração Valente (13%), Washington (9%), Assis e Oséas (8%), Paulo Rink (7%), Marco Ruben (6%), Nilson Borges (4%) e Cireno (2%).
Técnico: Geninho
Para comandar craques, outro: Eugênio Machado Souto, campeão brasileiro em 2001, foi o treinador mais votado, com 47% dos votos.
Com 39% dos votos, Tiago Nunes foi o segundo mais lembrado, seguido por Paulo Autuori (8%), Antônio Lopes (5%) e Motorzinho (1%).