Toda história tem um começo. No Athletico, não é diferente. Relembre dez estreias marcantes nos 100 anos do clube.
A lenda do Caju – 30/06/1933
Em Paranaguá, berço do estado do Paraná, nasceu também a maior lenda rubro-negra. No empate por 2 a 2 contra o time local, Alfredo Gottardi, com atuação destacada, suou pela primeira vez a camisa rubro-negra que herdou do irmão Alberto e da qual seria dono até 1950.
Os primeiros gols de Sicupira – 02/09/1968
“Atacante bom faz gols na estreia.” Eis uma das muitas lições que Barcímio Sicupira Júnior me ensinou. Não podia deixar de ser então que a estreia do atacante que mais fez gols na história do CAP fosse com gol. Gol não, golaço antológico de bicicleta. A lenda começava.
O começo de tudo – Athletico 4 x 2 Universal – 06/04/1924
O Athletico enfrentou o Universal em rodada tripla de amistosos no Estádio Joaquim Américo Guimarães. O CAP ainda jogou com o preto e branco internacionalista, pois a nova jaqueta rubro-negra não ficou pronta. Era o começo de tudo.
O capitão Marrecão disputou o primeiro toss. Seu irmão Marreco fez o primeiro gol. O rival virou e Ary Lima marcou dois, um deles, um golaço que fechou a primeira vitória de virada. O resto, são 100 anos de história.
Éder Aleixo – Athletico 3 x 0 Flamengo – 03/02/1991
A contratação do ponta esquerda Éder Aleixo, um dos destaques da lendária seleção de 1982, foi a mais bombástica da história desde os campeões mundiais Djalma Santos e Bellini.
A estreia de Éder se deu em uma tarde mágica com goleada de 3 a 0 no Flamengo – com gols de André, Carlinhos Sabiá e Tico – seguida de um dilúvio no Pinheirão.
Ilusão com Pé de Vento – Athletico 3 x 0 Apucarana - 18/03/1995
Estreias têm o dom de iludir. Foi o caso do primeiro jogo de Carlinhos, atacante gaúcho que chegou como principal contratação de 1995. No primeiro jogo na Baixada, ele fez um gol de voleio e provocou a expulsão de vários jogadores do Apucarana.
Impressionou pela velocidade a ponta da imprensa, carente de um ídolo, o apelidar de Carlinhos “Pé de Vento”. Mas o vento virou e um mês depois veio o famigerado Atletiba de Páscoa…
Retorno de Fernandinho – Athletico 4 x 1 Atlético Goianiense –20/07/2022
Revelado no campeonato brasileiro de 2003, com apenas 17 anos, Fernandinho tornou-se um craque internacional com duas Copas do Mundo e carreira brilhante no futebol europeu.
Dezessete anos depois de sua primeira despedida, voltou a vestir a camisa e a tarja de capitão na goleada por 4 a 1 sobre o Atlético Goianiense, dando assistência e comandando o estádio em uma noite especial na Baixada.
Taça Brasil – Atlético 2 x 1 Hercílio Luz – 23/08/1959
Campeão paranaense em 1958, o Athletico foi o representante do estado na Taça Brasil, primeiro torneio nacional de clubes criado pela CBD. O adversário foi o Hercílio Luz, campeão catarinense. No primeiro jogo em campeonatos brasileiros, vitória por 2 a 1 e classificação para a segunda fase.
Primeira Libertadores – Alianza Lima 0 x Atletico 3 – 16/02/2000
“O Athletico é o Brasil na Libertadores”, disse o “bolacha” Luciano do Valle ao abrir a transmissão no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, capital do Peru.
Era a primeira partida da primeira Libertadores da América, o campeonato que a torcida do Furacão mais gosta (e mais deseja). O preciso lateral-direito Luisinho Netto fez o primeiro gol, Lucas e Kelly completaram o 3 a 0. Estreia de gala no certame sul-americano.
Primeira transmissão de rádio –Athletico 1 x 1 Coritiba – 02/09/1934
Um clássico “Atletiba” na Baixada foi a primeira transmissão de rádio de um jogo de futebol no Paraná. Rádio Clube (PRB2) – a primeira emissora do Paraná e a terceira do Brasil, criada 10 anos antes.
Os locutores do confronto foram Jacinto Cunha e (sempre ele) Joffre Cabral e Silva, que subiram em uma palanque para ver o match, o primeiro pombal da baixada. Histórico!
A rivalidade começava – Athletico 2 x 0 Coritiba – 20/04/1924
Há 100 anos, o Torneio Início abria a temporada de futebol. Os jogos eram curtos, com dois tempos de 10 minutos que caso terminasse empatado era decidido pelo maior número de escanteios a favor de um dos times.
Em 1924, aconteceu a primeira competição oficial da nossa história e no primeiro jogo o Athletico venceu o Coritiba por 2 a 0, com gols de Ary e Motta. Começava outra história centenária: a do clássico Atletiba.
Já no primeiro duelo oficial mesmo, valendo os 90 minutos, não tivemos tanta sorte. O placar foi de 6 a 3 para o Coxa, em disputa que aconteceu em 8 de junho de 1924.
+ Confira todos os top 10 especiais dos 100 anos do Athletico