Athletico vence o Vasco, quebra tabu histórico em São Januário e volta ao G6
O Athletico venceu o Vasco por 2 a 0, em São Januário, neste domingo (23), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro em um duelo histórico.
Com o triunfo, o Furacão bateu os cariocas pela primeira vez no estádio e terminou com um tabu de 21 partidas. Além disso, com a vitória o Athletico alcançou o G6 e termina a rodada na quinta posição. Os gols foram de Christian e Vitor Bueno.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
O Rubro-negro conquistou sua segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro e está mais perto do topo da tabela. O Vasco segue sem vencer há três jogos e é o lanterna do campeonato. O Athletico volta a campo no próximo sábado, 29, contra o Cruzeiro, na Ligga Arena.
Assista aos melhores momentos de Vasco x Athletico
O jogo
O primeiro tempo foi morno. Foram poucas finalizações para os dois lados e nenhum lance de grande perigo.
Aos 9 minutos, Lucas Esquivel bateu uma falta mas a bola saiu pelo canto esquerdo do gol. Aos 21 minutos, Vidal recebeu a bola de Vitor Roque e chutou na direção do goleiro, que defendeu com facilidade. Do lado do Vasco, o lance de maior destaque foi um chute de fora da área de Jair, que foi para fora.
No segundo tempo, o jogo foi mais agitado, mas o Athletico teve dificuldade de atacar e o Vasco teve mais volume na área do Rubro-negro. Aos 17 minutos, Figueiredo quase marcou para o time carioca, mas cabeceou por cima do gol.
Depois de ser muito pressionado pelo Vasco, Fernandinho lançou para Vitor Roque, que cruzou para Christian e marcou o primeiro gol do Athletico na partida. No lance, Christian sentiu a perna e precisou ser substituído. Pablo entrou no lugar do camisa 88.
Aos 30 minutos, Zé Vitor fez uma falta em Vitor Roque na área e o juiz marcou pênalti. Vitor Bueno bateu bem, no canto esquerdo, e marcou o segundo do Athletico. Depois, o Vasco até tentou finalizar, mas teve dificuldades em marcar.
No fim do jogo, Zé Ivaldo foi expulso depois de dar um carrinho em Rayan.
Ficha técnica
CAMPEONATO BRASILEIRO
16ª rodada
Vasco 0 x 2 Athletico
Vasco: Léo Jardim; Puma, Miranda, Zé Vitor e Piton; Medel, Zé Gabriel (Marlon Gomes), Jair (Carabajal) e Orellano (Rayan); Gabriel Pec e Figueiredo (Serginho).
Técnico: Ramón Díaz.
Athletico: Bento; Khellven (Madson), Zé Ivaldo, Kaique Rocha e Esquivel; Fernandinho, Erick, Vidal (Vitor Bueno), Christian (Pablo); Canobbio (Cuello) e Vitor Roque (Hugo Moura).
Técnico: Wesley Carvalho (interino).
Local: São Januário, no Rio de Janeiro.
Data: 23/07/2023.
Horário: 18h30.
Gols: Christian, aos 25’ do 1ºT; Vitor Bueno, aos 34’ do 2ºT.
Cartões amarelos: Zé Vitor (V), Khellven (A), Wesley Carvalho (A), Fernandinho (A), Jair (V), Esquivel (A).
Cartão vermelho: Zé Ivaldo (A).
Público total: Portões fechados.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG).
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Celso Luiz da Silva (MG).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP).