Varini comenta substituição de João Cruz e desabafa após derrota do Athletico: "Difícil explicar"
O técnico Martín Varini, do Athletico, negou que as substituições feitas causaram a derrota por 2 a 1 para o Juventude. O uruguaio justificou a saída do meia João Cruz, melhor jogador do time no jogo e que foi substituído aos 11 minutos do segundo tempo, e afirmou que é difícil explicar o tropeço.
"Sempre você pode analisar o que acontece depois. Tanto Julimar, João Cruz e Nikão estavam fazendo uma grande partida. No caso pontual do João, é um garoto que, até quando a gente chegou aqui, não tinha muitos minutos. A escolha foi por uma questão de cansaço, vi ele ficando afobado nas voltas, e não queria deixar ele no campo para morrer ali", disse Varini.
O treinador rasgou elogios à promessa das categorias de base do Furacão. Com 18 anos, João Cruz tem multa rescisória de R$ 333 milhões e está tendo sequência inédita no time principal.
Citado como um dos jogadores mais promissores do clube, Cruz deu dinâmica ao meio campo e, ao lado de Zapelli, foi importante na construção das jogadas ofensivas. Para completar, João Cruz apareceu na convocação da seleção brasileira sub-20 neste fim de semana.
Varini seguiu na linha da parte física para justificar as mudanças e ainda ressaltou que João Cruz foi substituindo por Christian, que tem sido um dos melhores da equipe nos últimos jogos.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão Série A
"[Ele] quase não havia jogado e isso leva um processo de adaptação. Conheço bem desse processo, venho fazendo há mais de ano. Estou muito feliz que ele está na seleção brasileira sub-20 por causa da sequência que ele vem tendo com nós. Mas é um cara que vem jogando três jogos seguidos em altíssimo nível e tem que se adaptar a isso também", completou o técnico.
Com João Cruz entre os relacionados, o Athletico se prepara para enfrentar o Belgrano, da Argentina, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O duelo está marcado para a próxima quinta-feira (23), às 19h, em Córdoba.
Athletico tem sequência negativa no Brasileirão
Varini lamentou a sequência de quatro derrotas seguidas como mandante no Brasileirão. Contando com os empates diante Flamengo e Corinthians, são seis tropeços seguidos dentro da Ligga Arena.
Com a sequência negativa, o Athletico se distanciou da briga por uma vaga da Libertadores no ano que vem. Com 28 pontos, o time rubro-negro está a nove pontos de distância do Bahia e São Paulo, que ocupam a quinta e a sexta posição, respectivamente.
O momento ruim tem contraste com atuações regulares e classificações na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
"É um jogo difícil de explicar porque perdemos. Como sempre falo após derrota, assumo total responsabilidade. Queremos vencer no Brasileirão, subir a nossa posição na tabela e vencer em casa. Às vezes não acontecem e futebol tem disso. Se querem buscar culpados, ou razões porque o jogo se perdeu, podem encontrar muitas. Mas o time foi para frente, até o gol deles foi um jogo muito bom. Eles quase que não haviam chutado", falou Varini.