Valentim deixou o Athletico, só que Athletico não deixou Valentim. Mas o que importa é a vitória
Mais uma vez o Athletico deixou a desejar, mas, desta vez, fez o mais importante: vencer. Na noite desta quinta-feira (14), o Furacão derrotou o The Strongest, da Bolívia, por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela segunda rodada do Grupo B da Libertadores.
Resultado que faz o Rubro-Negro chegar aos quatro pontos e dividir a liderança do grupo com o Libertad. Os dois se enfrentam na próxima rodada, no Paraguai. Mesmo assim, mostra que ainda é preciso melhorar para ter mais segurança.
Na estreia do técnico Fabio Carille, diversas mudanças na escalação e no posicionamento da equipe. É bem verdade que o novo comandante teve tempo para apenas um treinamento. Até por isso, dá pra dizer que Alberto Valentim deixou o Athletico, mas o Athletico não deixou Alberto Valentim.
No primeiro tempo, um time apático, com muita dificuldade de chegar lá na frente. Tanto que foram poucas finalizações e quase nenhum trabalho ao goleiro Viscarra.
Jogando mais pela esquerda, o Furacão explorou a velocidade de Cuello, que não tinha opções na hora de concluir a jogada. Do outro lado, Canobbio e Orejuela eram pouco eficientes. Mesmo com mais posse de bola, o Rubro-Negro era inoperante, embora não sofresse sustos.
+ Athletico na Libertadores: receba mais de 50 fotos históricas do Furacão
Para o segundo tempo, foi Terans o ponto de referência. As principais jogadas passaram pelos pés do camisa 20, mas que pouco evoluiu em termos de pressão e finalizações.
A situação só mudou quando Carille fez as primeiras alterações, colocando Marcelo Cirino e Vitinho, que melhorou - e muito - a produtividade atleticana.
Em seu primeiro lance, Vitinho gingou para cima do marcador, invadiu a área e foi derrubado. Pênalti, que Terans bateu forte, sem chances de defesa, e abriu o placar na Baixada.
O camisa 11, aliás, foi decisivo, quase fazendo o segundo nos minutos finais. Mas, mesmo com a vantagem, o Athletico continuou criando poucas oportunidades. Marlos foi outro que saiu do banco e deu outra cara à equipe, melhorando a armação.
Para o momento, o principal era justamente vencer, independentemente da atuação. Dá um alívio para Fábio Carille, que terá trabalho nos próximos dias para fazer este Furacão se acertar e jogar o que se espera para não repetir as mesmas dificuldades apresentadas até aqui na temporada.
Ficha técnica
LIBERTADORES
Grupo B - 2ª Rodada
14/04/2022
ATHLETICO 1x0 THE STRONGEST
Athletico: Bento; Orejuela, Matheus Felipe, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura (Pablo Siles), Bryan Garcia, Canobbio (Marlos), Terans (Pedro Rocha) e Cuello (Vitinho); Pablo (Marcelo Cirino). Técnico: Fabio Carille
The Strongest: Viscarra; Saúl Torres, Castillo, Demiquel e Aponte; Wayar (Arrascaita), Saucedo (Cascini), Ursino e Calleros (Rodrigo Amaral); Esparza (Henry Vaca) e Triverio. Técnico: Cristian Díaz
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Mariana de Almeida (ARG)
Gol: Terans, 20 do 2º
Cartões amarelos: Hugo Moura, Vitinho, Matheus Felipe (CAP); Aponte, Wayar, Triverio (STR)
Público pagante: 19.827
Público total: 21.144
Renda: R$ 308.320,00