Três destaques do Athletico na Copinha para ficar de olho em 2024
O Athletico se despediu da Copa São Paulo de Futebol Júnior nas quartas de final, após a derrota para o Grêmio Novorizontino na quinta-feira (18).
Mas o clube pode comemorar a campanha e a atuação de alguns atletas, principalmente porque tinha um elenco abaixo da média de idade.
Além de nomes mais conhecidos da torcida, como o zagueiro Marcão, o meia Dudu e o atacante Felipe Chiqueti, que já integraram o grupo principal na temporada passada, a Copinha revelou outros destaques que podem ser testados no time profissional, agora comandado pelo técnico Juan Carlos Osorio.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
O UmDois Esportes destacou três jogadores que foram bem na Copinha 2024 para a torcida do Athletico ficar de olho em 2024:
Walace - atacante
O centroavante foi uma surpresa no time, já que só ganhou a vaga depois que o titular Emersonn sofreu uma lesão às vésperas da Copinha. E o camisa 9 mostrou faro de gol logo na estreia, com um hat-trick na goleada por 9 a 0 sobre o Sparta-TO. Ao todo, fez seis gols em sete jogos e foi o artilheiro da equipe no torneio.
Aos 18 anos, Walace chama a atenção por sua altura, força e bom cabeceio. A posição dele é a mais carente no elenco principal depois da saída de Vitor Roque.
O próprio técnico Osorio disse em entrevista coletiva, depois da estreia do Paranaense, que monitora o atacante. Walace começou na base Internacional, passou também por Flamengo e Maringá em 2022 e, desde então, está no CT do Caju.
João Cruz - meia
Com apenas 17 anos, João Cruz surpreendeu na Copinha com três gols e uma assistência em sete partidas. Com idade bem abaixo dos demais, ganhou chance com Caco Espinoza e não desperdiçou. Natural de São Paulo, o meia está no Furacão desde 2019. Só no ano passado, por exemplo, fez 12 gols em 30 partidas.
O jogador assinou seu primeiro vínculo como profissional com o Athletico em 2022, tendo contrato válido até o fim de 2025 e uma multa de 50 milhões de euros (R$ 269 milhões na cotação atual).
A grande partida dele na Copinha foi na classificação sobre o Grêmio, quando entrou ainda no primeiro tempo e mudou o panorama do confronto, sendo fundamental na virada rubro-negra.
Léo Derik - lateral-esquerdo
O canhotinho se destacou, principalmente, por seus dribles e características bem ofensivas. A jogada individual que originou a pré-assistência do último gol sobre o Grêmio foi marcante.
Na Copinha, deu duas assistências em sete jogos. Aos 18 anos, Léo Derik está no clube desde 2021. Nas redes sociais, o jovem foi um dos mais elogiados pela torcida durante a competição de base.
No elenco principal, para estes primeiros jogos, inclusive, o time só tem Vinicius Kauê na lateral-esquerda. Até por isso, o jovem pode ser testado e ganhar chances no sistema de rodízio de Osorio - quem sabe até de ponta esquerda, posição também carente para 2024.