"Fechar o portal?" Torcida do Athletico brinca com retorno ao palco de pesadelo
Desde que o sorteio da Copa do Brasil definiu que o Athletico voltaria ao Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, a torcida do Furacão tem brincado nas redes sociais sobre "fechar o portal" aberto há quase 20 anos.
Em novembro 2004, o Furacão era líder do Brasileirão e foi até o norte do Rio Grande do Sul para enfrentar um Grêmio lanterna do torneio. Depois de abrir 3 a 0, com gols de Dênis Marques e Fernandinho (dois), o time sofreu um empate do Tricolor com gols de Roberto Santos, Baloy e Cláudio Pitbull, sendo o terceiro gol já nos acréscimos.
A liderança isolada do Furacão, com dois pontos de vantagem, "derreteu" nas rodadas seguintes. Nem a goleada por 5 a 2 sobre o São Caetano recuperou a confiança do Athletico, que acabou perdendo para o Vasco e empatando com o Botafogo nas rodadas finais.
O Santos, com goleada por 5 a 1 sobre o Grêmio rebaixado, e os triunfos sobre São Caetano e Vasco, ficou com o título. Agora, os atleticanos querem superar o "pesadelo" para tentar buscar o bicampeonato, seja do próprio Brasileirão ou até da Copa do Brasil.
+ Confira a tabela completa da Copa do Brasil 2024
"Para grande parte dos torcedores, Erechim significa relembrar uma das maiores dores que o coração rubro-negro já sentiu. O 3x3 e praticamente o adeus ao bi do Brasileiro ainda ecoa na mente de quem viveu aquele ano", relembra o torcedor André Fontana, 36 anos, que assistiu àquela partida de casa, junto do pai.
"Agora, exatos 20 anos depois, voltamos ao estádio. Desta vez irei de forma presencial. Nada apagará 2004. Mas quem sabe uma arrancada para um novo bi, desta vez da Copa do Brasil, não possa amenizar um pouco a dor de duas décadas atrás", acrescenta o contador, que prometeu ir com a camisa de 2004 ao estádio para "tirar a zica".
O empresário Hélio Fagundes, 37 anos, também diz que o objetivo é "desenterrar o sapo" no Colosso da Lagoa e está confiante em uma vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga. O torcedor é um dos organizadores de uma excursão que irá para Erechim nesta quarta-feira.
"A torcida está indo em peso justamente para 'desenterrar o sapo' que foi enterrado em 2004. Aquele jogo não sai da nossa memória, foi um absurdo, algo inexplicável com o Grêmio já rebaixado. Nossos torcedores acreditam em um resultado positivo", confia.
O duelo de ida entre Ypiranga e Athletico será nesta quarta-feira (1º), às 18h, no Rio Grande do Sul. A volta acontece no dia 22 de maio, quarta-feira, às 20h, na Ligga Arena, em Curitiba.
Torcida brinca com "fechar o portal" em Erechim; veja as reações
+ 19 anos depois, Athletico retorna ao estádio da "Batalha de Erechim"
+ Quase 20 anos depois, Athletico volta a Erechim e Fernandinho relembra jogo histórico