Top 10: os pratas da casa do futebol paranaense mais valiosos do mundo
É extensa a lista de jovens jogadores revelados pelo futebol paranaense que acabam conquistando destaque no cenário internacional.
Listamos o top 10 dos jogadores mais valiosos do mercado da bola mundial forjados no estado. As informações são do portal alemão Transfermarkt, referência no tema. Confira a lista.
1 – Renan Lodi e Matheus Cunha
O lateral-esquerdo do Atlético de Madrid é o 18º jogador brasileiro mais valorizado do mundo. Revelado no Athletico, onde se firmou no time e colecionou títulos, o defensor da seleção brasileira tem valor de mercado estipulado em 30 milhões de euros.
Ao contrário de Lodi, Matheus Cunha sequer estreou pelo time profissional do Coritiba, onde foi revelado. Foi vendido ao Sion, da Suíça, e passou pelo RB Leipzig antes de chegar ao Hertha Berlim. Assim como Lodi, tem valor estipulado em 30 milhões de euros.
3 – Alex Sandro e Bruno Guimarães
Outro lateral-esquerdo criado no Athletico, o experiente jogador da Juventus é o 20º brasileiro mais valorizado do mundo. Aos 30 anos, o defensor companheiro de Cristiano Ronaldo tem valor de mercado estipulado em 28 milhões de euros.
Já Bruno chegou ao Athletico na etapa final de seu processo de formação. O meia de 23 anos fez história na Baixada antes de se transferir para o Lyon-FRA. Hoje, é o 22º brasileiro mais valorizado do planeta, estipulado em 28 milhões de euros, empatado com Alex Sandro.
5 – Dodô
Cria das categorias de base do Coritiba, o lateral de 22 anos se firmou como titular do Shakhtar, da Ucrânia. Aos 22 anos, já desperta o interesse do gigante Bayern de Munique-ALE, com valor de mercado estipulado em 18 milhões de euros.
6 – Marcão
O zagueiro de 24 anos não deixou saudade no Athletico, onde foi revelado. Tanto que alguns podem sequer se lembrar dele. Mas acabou se firmando no Galatasaray-TUR, onde é titular e está em sua terceira temporada. Seu valor de mercado está estipulado em 12 milhões de euros.
7 – Neto
Mais uma cria do Athletico na lista, o goleiro de 31 anos atualmente é reserva do Barcelona e entrou na mira do Arsenal-ING. O atleta forjado no CT do Caju tem valor de mercado estipulado em 10 milhões de euros.
8 – Marcos Antônio
O volante de 20 anos é cria do CT do Caju, mas não chegou a jogar pela equipe principal. Após um imbróglio entre a diretoria do Athletico e seus empresários, foi para a Europa. Hoje é promessa do Shakhtar, da Ucrânia, avaliado em 8 milhões de euros.
9 – Otávio e Marlos
Mais uma revelação do Athletico, o volante se firmou no Bordeaux, da França. Aos 26 anos, Otávio já está em sua quarta temporada na equipe e tem valor de mercado estipulado em 7 milhões de euros.
Do Couto Pereira a titular da seleção da Ucrânia. O paranaense de São José dos Pinhais se firmou no Shakhtar, após passagens por São Paulo e o também ucraniano Metalista. Aos 32 anos, o ex-Coritiba está avaliado em 7 milhões de euros.
10 – Hernani e Wendell Borges
Companheiro de Otávio no Furacão, Hernani defende o Parma, da Itália, onde é o camisa 10, após passagens por Zenit, da Rússia, e Sain-Étienne, da França. Atualmente, tem valor de mercado estipulado em 6,5 milhões de euros.
Cria do Iraty, Wendell ainda passou por Paraná e Londrina antes de se destacar no Grêmio e ser vendido para o Bayer Leverkusen-ALE, onde está em sua sexta temporada. Aos 27 anos, tem valor de mercado estipulado em 6,5 milhões de euros.