Time-base, destaques e informações: raio-x do Sportivo Ameliano, rival do Athletico
Athletico e Sportivo Ameliano se enfrentam nesta terça-feira (2), às 21h30, no Estádio Nueva Olla, em Assunção, pela primeira rodada do Grupo E da Sul-Americana. Será o primeiro confronto entre os times e a primeira vez que os paraguaios enfrentam uma equipe brasileira.
Desconhecido no futebol continental, o Ameliano é estreante na fase de grupos do torneio. Fundado em 1917, a equipe só se transformou em profissional no ano de 1936. Desde então vinha disputando divisões inferiores do futebol paraguaio.
O time azul e branco está na primeira divisão local desde 2022. Foi no mesmo ano que conquistou seu primeiro grande título: a Copa do Paraguai ao superar o Nacional nos pênaltis. A taça deu direito à vaga na Sul-Americana do ano passado, mas a equipe foi eliminada na primeira fase pelo Guaraní.
+ Confira as notícias do Athletico no UmDois
Em 2023, um novo título de expressão: o da Supercopa do Paraguai em cima do Olimpia, em janeiro. Além disso, um sétimo lugar geral no Campeonato Paraguaio levou o time de volta à disputa da Sula. Desta vez, o Ameliano eliminou o próprio Olimpia com vitória por 2 a 0, pela primeira fase, em março, e debuta na fase de grupos.
Campanha em 2024
No torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, o Sportivo Ameliano está na sexta posição (de 12 times), com 15 pontos em 11 jogos. São quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, sendo 10 gols marcados e 17 sofridos. A equipe vem de um empate por 1 a 1 com Tacuary, na última quarta-feira (27), fora de casa.
Somando com o duelo da primeira fase da Sul-Americana, a equipe paraguaia fez 12 jogos na temporada. O artilheiro do time é Alejandro Samudio, 24 anos, com três gols (um na Sula e dois no Paraguaio). O atacante foi contratado do Guaraní em 2022.
Destaques, treinador e time-base
Além do artilheiro, um dos destaques da equipe é o meia Alberto Contrera, de 32 anos. O veterano tem uma carreira quase toda construída no futebol paraguaio, tendo atuado pelo Olimpia, Guaraní e River Plate, além de ter atuado pela seleção local nas categorias de base.
No elenco, o Ameliano tem mais dois jogadores que atuaram na seleção paraguaio principal: o defensor Patiño, 34 anos, e o volante Silvio Torales, 32 anos. No grupo do técnico Pedro Sarabia, são quatro estrangeiros: os goleiros Federco Cristóforo, 34 anos, e Nicolás Rossi, 25 anos (ambos do Uruguai), além do zagueiro Thomas Gutiérrez, 24 anos (Colômbia), e o e lateral-esquerdo Marcos Martinich, 27 anos (Argentina).
O treinador é paraguaio e tem 48 anos. Sarabia iniciou carreira como auxiliar técnico do Libertad, passou pela seleção do Paraguai sub-20, além de outros clubes locais. Antes de assumir o Ameliano em 2024, estava no Nacional nas duas temporadas anteriores.
Como jogador, foi revelado pelo Cerro Porteño, passou pelo futebol argentino no Banfield e no River Plate, além de ficar várias temporadas no Libertad até encerrar a carreira. Também foi titular do Paraguai na Copa do Mundo de 1998, formando a defesa ao lado de Arce, Gamarra e Ayala.
Um time-base do Sportivo Ameliano tem: Nicolás Rossi; Patiño, Thomas Gutiérrez, Julio González e Marcos Martinich; Aldo Maíz, Luis Martínez e Alberto Contrera; Alejandro Samudio, Fredy Vera e Torales.
Estádio próprio sem estrutura e preocupação com gramado da estreia
O time paraguaio vai mandar o duelo contra o Furacão no Estádio Nueva Olla, casa do Cerro Porteño. Isso porque sua própria cancha, o José Tomás Silva, que fica no bairro Virgen del Huerto, é bastante acanhada e comporta apenas 800 pessoas. Ou seja, não tem estrutura para receber o confronto.
No entanto, o clube está preocupado com a situação do gramado do estádio Nueva Olla, depois que o local recebeu um show. Imagens da imprensa paraguaia mostraram o campo bastante castigado na semana passada.
Calendário dos jogos do Athletico na Sul-Americana 2024
- 02/04, às 21h30: Sportivo Ameliano x Athletico - Nueva Olla (Assunção)
- 09/04, às 21h30: Athletico x Rayo Zuliano - Ligga Arena (Curitiba)
- 24/04, às 19h: Danubio x Athletico - Estádio Centenário (Montevidéu)
- 08/05, às 19h: Rayo Zuliano x Athletico - Estádio Olimpico Nacional (Caracas)
- 15/05, às 19h: Athletico x Danubio - Ligga Arena (Curitiba)
- 30/05, às 19h: Athletico x Sportivo Ameliano - Ligga Arena (Curitiba)