Thiago Heleno supera Alan Bahia e bate marca histórica de jogos pelo Athletico
O zagueiro Thiago Heleno chegou à marca de 353 jogos e se tornou o segundo jogador com mais partidas com a camisa do Athletico no triunfo por 1 a 0 sobre Vitória, pelo Brasileirão. Aos 35 anos, o defensor ultrapassou o ex-volante Alan Bahia, ídolo histórico do Furacão, que disputou 352 jogos.
Agora são 73 jogos de diferença para o recordista de jogos pelo Furacão: Alfredo Gottardi Júnior, filho de Alfredo Gottardi, o goleiro Caju, que dá nome ao Centro de Treinamentos do Athletico. Zagueiro nas décadas de 60 e 70, Júnior esteve em campo 424 vezes pelo Furacão.
Além disso, outros dois jogadores do elenco atual do Athletico subiram no ranking dos jogadores com mais partidas disputadas pelo clube.
O meia Nikão chegou a 323 jogos e assumiu a quarta colocação, deixando Barcímio Sicupira, maior artilheiro da história do clube, para trás.
Já o atacante Pablo assumiu a nona posição da lista. Com 297 jogos, ele superou o ex-volante Deivid.
Veja o ranking de jogadores com mais jogos pelo Athletico
- Alfredo Gottardi Júnior - 426 jogos
- Thiago Heleno - 353 jogos
- Alan Bahia - 352 jogos
- Nikão - 323 jogos
- Sicupira - 322 jogos
- Weverton - 318 jogos
- Nivaldo - 315 joos
- Flávio - 303 jogos
- Pablo - 297 jogos
- Deivid - 296 jogos
Permanência de Thiago Heleno no Athletico ainda é dúvida
Um dos símbolos da era mais vitoriosa da história rubro-negra, Thiago Heleno tem apelido de "general" da Baixada. Apesar de estar no clube há nove temporadas, ele demorou dois anos para se tornar ídolo.
Foi ele o responsável por anotar o pênalti que deu o primeiro título continental do Furacão na final contra o Junior Barranquilla, pela Copa Sul-Americana, em 2018.
No entanto, com contrato até o fim deste ano, a permanência do defensor para 2025 ainda não está confirmada. Inclusive, a partir de julho, Thiago Heleno pode assinar pré-contrato com outro clube.
Vale lembrar que, recentemente, Thiago Heleno disparou contra o ex-técnico Cuca. O defensor, apontado como um dos envolvidos em uma briga (desmentida) com o gestor Paulo Miranda no vestiário, afirmou que o treinador abandonou a equipe.
Na saída do Furacão, Cuca disse ainda que fracassou a convencer o zagueiro pela renovação de contrato. No fim de maio, o jogador deixou a decisão em aberto ao ser questionado sobre a extensão do vínculo. "Futebol tem dessas coisas".
Com o auxiliar Juca Antonello, o zagueiro foi substituído no intervalo do jogo contra o Vitória, assim como o volante Fernandinho. Os dois jogadores experientes foram preservados devido ao desgaste da sequência de jogos.
Contudo, ambos devem ser titulares do Athletico no próximo jogo. O clube se prepara para enfrentar o São Paulo na próxima quarta-feira (3), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 13ª rodada do Brasileirão.