Sonho de Petraglia, boulevard da Arena “bomba” em jogos e vira polo gastronômico
Quase 10 anos após a reforma e reabertura da Ligga Arena, o boulevard do Athletico começou a "bombar". Sonho de Mario Celso Petraglia, o espaço está quase todo alugado e com movimento grande, principalmente em dias de jogos, mas também em datas normais, e virou um polo gastronômico.
Os lojistas comemoram o "boom" e esperam maior crescimento com a chegada do verão. Hoje, o boulevard tem mais de 10 estabelecimentos entre restaurantes, bares, cafeteria, lojas de doces e de perfumaria, além da loja oficial do clube. Em 2023, foi instalado até um banheiro próprio para quem passa por ali.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
"O boulevard está pegando agora, de um tempos para cá. Quase todas as lojas estão alugadas, e a tendência é só crescer, principalmente em função da temperatura, quando chegar o verão. Em alimentação, nós somos o primeiro. Para nós foi muito bom, nós aprendemos a lidar com o público em dia de jogo. Muita gente vem na hora do almoço. O Athletico também tem feito alguns eventos e isso traz uma movimentação maior para o espaço", comemorou João Luiz Montigelli, 77 anos, proprietário do restaurante Na Brasa.
O público, claro, é maior em dias de jogos do Furacão. Mas há movimento todos os dias. Eventos e atrações dos próprios comércios têm fomentado o espaço. Alguns lojistas apostam também em telões e televisões em dias de jogos do Furacão fora de casa.
"Pelo que eu observo, quem frequenta é um pessoal que mora perto, que trabalha no bairro, que sai do trabalho e vem. Já virou uma tradição, até por quem vem na praça, que é bem movimentada. A galera vem aqui, come, toma um chopp. Já virou um point. Fora dias de jogos, já tem uma público que frequenta direto. Eu, por exemplo, também tenho amigos que tocam aqui nos bares, então venho direto", afirmou o músico Rodrigo Magno, 31 anos, que não é torcedor do Athletico, mas estava frequentando o local em um dia sem partida.
Para ter seu espaço no boulevard do Athletico, há um contrato com aluguel e condomínio, com valores cobrados por metro quadrado. Ou seja, o valor pago ao clube não é barato. Mas os lojistas dizem que vale a pena.
Primeiro bar temático do Athletico é inaugurado
O mais novo empreendimento do boulevard rubro-negro é o bar Embaixada. O local foi inaugurado na semana passada e é o primeiro decorado com as cores do Athletico. Há escudos, camisas, faixas, fotos e objetos do clube por todos os lados.
A frase marcante de Petraglia "O tempo é o senhor da razão" está em destaque no bar. O espaço, que antes abrigava uma loja de colchões e móveis, se transformou para agregar principalmente os torcedores atleticanos. O local, inclusive, estará aberto neste feriado.
"Somos atleticanos de berço. Eu e mais dois sócios. A ideia vem da gente, de consumo do boulevard. Resolvemos criar esse espaço como se fosse meio que um museu do clube. As paredes vão servir para que os torcedores, ex-jogadores, tragam suas camisas antigas, itens do clube, que vão ficar em exposição", explicou Edison da Cruz, 36 anos, um dos sócios do Embaixada.
"O Marlos, por exemplo, que é meu amigo, trouxe camisas da Ucrânia e do Athletico assinadas. A ideia da decoração e da abertura do bar é essa, ter um espaço atleticano que antes não havia. A loja anterior era de colchões, mas aqui virou já um ambiente gastronômico", acrescentou.
Cruz lembrou que o boulevard demorou para "pegar", principalmente por conta da pandemia, que atrasou investimentos em várias áreas. O próprio presidente do Furacão, Mario Celso Petraglia, já havia comentado, em 2021, que a Covid-19 atrasou muito o projeto.
"Aqui já se tornou um polo gastronômico. Antes da pandemia era bem diferente, tinham duas ou três lojas abertas. Depois da pandemia, fomentou demais. Hoje, em dias que não há jogos, tem gente. Claro, que em dias normais o movimento é bem menor, mas já está bem fomentado. No jogo contra o Atlético-MG, o primeiro desde a nossa inauguração, passaram mais de 500 pessoas só no nosso bar", comentou o proprietário.