Sob novo comando e com reforços, Athletico busca o bicampeonato no centenário
Atual campeão, o Athletico quer começar o ano do seu centenário garantindo o primeiro título. O Furacão chega como favorito, sob novo comando técnico e com reforços de peso. O clube terá um elenco único para a disputa do Estadual, mesclando os titulares e alguns jovens da base.
A estreia do Furacão será diante do Andraus na quarta-feira (17), às 20h, na Vila Capanema. Os ingressos já estão à venda com promoção. O primeiro jogo em casa será na terceira rodada contra o Maringá, no dia 24 de janeiro, às 19h. O Athletico é o segundo maior campeão do Paranaense, com 27 taças – atrás apenas do Coritiba, com 39 títulos.
O Rubro Negro tinha uma punição a cumprir com três jogos sem torcida por uma confusão no Atletiba de 2023, mas conseguiu reverter a pena para público restrito contra Maringá, Galo Maringá e PSTC. Já os jogadores do Furacão envolvidos na briga terão que cumprir as penas normalmente. Thiago Heleno ainda tem três jogos de gancho, enquanto que Pedro Henrique e Christian têm cinco.
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense 2024
Time-base do Athletico para o Paranaense 2024
Bento; Leo Godoy, Cacá (Thiago Heleno*), Gamarra e Vinicius Kauê (Esquivel*); Erick, Fernandinho, Romeo Benítez (Christian*) e Zapelli; Canobbio e Pablo.
*Thiago Heleno e Christian estão fora dos primeiros jogos por punição; e Esquivel está com a seleção argentina no Pré-Olímpico.
Craque
Para além dos destaques do time do ano passado, como Bento e Fernandinho, o Paranaense pode servir para o surgimento e a afirmação de alguns atletas. Dentre os jogadores, o meia Zapelli é um candidato a craque. O argentino vestirá a camisa 10 do Furacão e, com a saída de Vitor Bueno, será o responsável por comandar o meio de campo rubro-negro.
Promessa
Dos jogadores que estão treinando no grupo principal a mais tempo e que não foram para a Copinha, o jovem meia Danielzinho, 21 anos, é quem desperta mais curiosidade da torcida. O jogador estreou nos profissionais no ano passado, na partida contra o Bahia, pela 34ª rodada do Brasileirão, e pode ter mais chances com o técnico Osorio, que gosta de rodízio e deve utilizar o Paranaense para alguns testes.
O professor
O Athletico está de técnico novo para 2024. O Furacão fechou com o experiente Juan Carlos Osorio, 62 anos, para ser o treinador da temporada. O colombiano comentou sobre o Paranaense e já disse que vai utilizar um elenco único, com rodízio de jogadores.
"[Estadual] É um torneio importante, mas não o mais importante pro clube. No Brasil se jogam muitas partidas. Por todas as facilidades que temos aqui [no CT], temos que trabalhar muito bem", afirmou à Rede Furacão em sua primeira entrevista ao clube após sua chegada.
"A intenção de todos nós é, através de rodar a equipe e eleger bem [os titulares[, competir por todos os títulos. E trataremos de planejar cada jogo e preparar da melhor maneira para ganhar a maior quantidade de jogos possíveis", acrescentou Osorio.
Na última temporada
O Athletico é o atual campeão paranaense. Em 2023, com o elenco principal e comandado por Paulo Turra, o Furacão levou seu 27ª taça do Estadual com uma campanha invicta depois de 87 anos. O Rubro-Negro fez 15 vitórias e dois empates, sendo líder na primeira fase e superando São Joseense, Maringá e FC Cascavel nos mata-matas.
Calendário
- Andraus x Athletico - 17 de janeiro, às 20h
- Azuriz x Athletico - 21 de janeiro, às 16h
- Athletico x Maringá - 24 de janeiro, às 19h
- Athletico x Galo Maringá - 27 de janeiro, às 18h30
- Cianorte x Athletico - 31 de janeiro, às 20h30
- Athletico x PSTC - 3 de fevereiro, às 18h30
- Athletico x Cascavel - 7 de fevereiro, às 20h30
- Londrina x Athletico - 10 de fevereiro, às 16h
- Athletico x Operário - 15 de fevereiro, às 19h
- Coritiba x Athletico - 18 de fevereiro, às 18h30
- Athletico x São Joseense - 25 de fevereiro, às 16h