Entenda a situação do atacante Jô, que assinou pré-contrato com o Athletico
O Athletico vive um imbróglio para anunciar o jovem atacante Jô, 22 anos, do Avaí, como reforço para 2022. Isso porque uma renovação contestada pelo atleta com o clube catarinense levou a situação para a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Um pedido de uma liminar está em curso para que o jogador possa se apresentar no Furacão. A decisão cabe ao CNRD.
Entenda o caso
Rubro-Negro e atleta assinaram um pré-contrato na metade do ano passado. Jô tinha vínculo com o Avaí apenas até o fim de 2021, ou seja, já poderia assinar com outro clube. Porém, o jogador teria acertado uma renovação e assinado um novo contrato com o time catarinense, mas o clube perdeu o prazo de registro em duas oportunidades.
Além disso, o Avaí teria enviado apenas uma cópia de uma assinatura eletrônica do atleta para a CBF e para a Federação Catarinense. Os dois órgãos aceitam a assinatura eletrônica, desde que a original seja apresentada na sequência. Jô chegou a ser afastado do grupo principal por conta da situação.
"A gente assinou um pré-contrato com o Athletico baseado que ele estaria livre no dia 31 do dezembro. Com a ida do William [Thomas] para o Avaí, já que ele estava no Furacão, estamos tentando uma maneira de os clubes entrarem em acordo para ele se apresentar no Athletico. Está rolando essa tentativa de liminar, mas a gente está buscando esse acordo para ele se apresentar antes mesmo da resposta", disse o empresário do atleta, Miguel Calluf, ao UmDois Esportes.
Contrato de Jô com o Avaí está no BID, mas ainda não tem desfecho
O novo contrato de Jô com o Avaí, válido até o fim de 2022, foi publicado no BID ainda em agosto. Se a decisão do CNRD não for favorável ao atleta, como tem contrato vigente até o fim deste ano, Jô pode assinar um pré-contrato com o Athletico - ou outro clube - só no mês de julho e sair de graça.
O atacante se apresentou na segunda-feira (3) na Ressacada por conta do vínculo. William Thomas, que atuava no Furacão e é o novo diretor de futebol do Avaí, comentou a situação em entrevista coletiva.
"O Jô se reapresenta normalmente. Tem de fato, uma situação a ser solucionada, em relação à questão de registro. Eu ainda estou chegando no clube. E essa situação precisa ser melhor avaliada internamente e também para saber em que ponto se encontra em relação aos questionamentos devidos e indevidos, com relação a veracidade do contrato que foi assinado com o atleta e as agremiações", declarou o dirigente.
Conheça o atacante Jô
Jean Hebert de Freitas (Jô), é natural de Itabira-MG e tem 22 anos. Ele surgiu no PSTC e passou pelo Grêmio antes de chegar nas categorias de base do Avaí em 2017. Centroavante canhoto, se destacou na base avaiana desde então. Ainda soma um empréstimo para o Oeste.
Na Ressacada, foi artilheiro do Brasileiro de Aspirantes em 2020 com sete gols em 11 partidas, e na competição do ano passado marcou mais sete vezes em 12 jogos. As boas atuações despertaram a atenção da torcida e da comissão técnica do grupo principal. Pelo profissional do Avaí, Jô tem 17 jogos e dois gols.