Athletico luta, mas perde para o River e está eliminado da Libertadores
Não faltou luta, mas o Athletico está fora da Libertadores 2020. Desfalcado de 15 jogadores (11 deles com Covid-19), o Furacão perdeu por 1 a 0 do River Plate, nesta terça-feira (1), no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda.
O gol solitário foi do uruguaio De La Cruz, no rebote de sua própria cobrança de pênalti, aos 37 minutos do segundo tempo. O grande destaque da partida, no entanto, foi o goleiro Bento, que brilhou em sua terceira partida como profissional. Sem reserva, o jovem 21 anos pegou quase tudo e só não conseguiu evitar o gol na penalidade máxima.
River x Athletico - as informações no tempo real do UmDois Esportes!
Apesar de ausências importantes, como o goleiro Santos, o ponta Nikão e o lateral-esquerdo Abner, o Rubro-Negro encarou o River sem medo. Teve chances para marcar no primeiro tempo, mas dependeu de Bento para sair com o placar zerado.
O único goleiro disponível para o jogo (Santos, Jandrei e Léo Linck testaram positivo para Covid-19) parou De La Cruz e Borré. Em tentativa de Suárez, aos 27, ele defendeu com a perna e a bola ainda explodiu no pé da trave.
Na sequência, o Furacão teve sua melhor chance. Cittadini levantou na cabeça de Carlos Eduardo, mas Armani fez a defesa. Titular, Lucho González também incomodou o goleiro portenho.
River Plate aumentou pressão sobre o Athletico no segundo tempo
No segundo tempo, a pressão foi do River. Bento apareceu muito bem, impedindo gols de De La Cruz e Borré em sequência, aos 10. Suárez também teve oportunidade para abrir o marcador, mas errou na finalização.
A defesa mais impressionante aconteceu em chute à queima-roupa, novamente com De La Cruz, aos 21. Mas a grande atuação não seria suficiente para garantir o placar zerado.
Aos 37, o mesmo De La Cruz, no rebote de sua cobrança de pênalti, mandou para o gol. A bola ainda bateu na trave duas vezes e em Bento antes de voltar para o uruguaio fechar o placar e eliminar o Athletico em sua sétima participação na Libertadores.
Veja a tabela completa da Libertadores!
O Rubro-Negro acabou eliminado da principal competição continental por um gigante argentino no mata-mata pelo segundo ano seguido.
Em 2019, o time foi parado pelo Boca Juniors, também nas oitavas. No mesmo ano, os paranaenses também enfrentaram o River pela Recopa Sul-Americana. Venceram em casa, mas perderam o título em Buenos Aires, onde tomaram 3 a 0.
Curiosamente, o Athletico só encarou o River nesta fase porque deixou escapar a primeira colocação do grupo C na última rodada, quando foi derrotado pelo Peñarol, no Uruguai. O time brasileiro, que já estava classificado, foi ultrapassado pelo boliviano Jorge Wilstermann.
Agora eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil, o Furacão só tem o Brasileirão para se concentrar na temporada. Atualmente, a equipe de Paulo Autuori ocupa a 12ª colocação, com 28 pontos. O próximo duelo é neste sábado (5), contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.
Ficha técnica
LIBERTADORES
Oitavas de final – Partida de volta
01/12/2020
RIVER PLATE-ARG 1 x 0 ATHLETICO
River Plate: Armani; Rojas, Díaz, e Pinola ; Montiel, Enzo Pérez, Nacho Fernández (Carrascal), Nicolás de La Cruz e Milton Casco; Matias Suárez (Julian Álvarez) e Rafael Borré. Técnico: Marcelo Gallardo.
Athletico: Bento; Lucas Halter (Bissoli), Thiago Heleno e Pedro Henrique; Erick, Richard (Wellington), Christian, Léo Cittadini e Lucho González (Ravanelli); Carlos Eduardo (Fabinho) e Walter (Renato Kayzer). Técnico: Paulo Autuori.
Gol: Nicolás de La Cruz (RIV), aos 37/2T.
Cartões amarelos: Walter (CAP), Erick (CAP), Milton Casco (RIV) e De La Curz (RIV).
Vermelho:
Local: Libertadores de América, em Avellaneda.
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Jorge Urrego (VEN)
VAR: Cristian Garay (CHI)