Rivais na Sula, Athletico e Cerro Porteño fizeram jogo histórico há 25 anos
O adversário do Athletico nos playoffs da Sul-Americana, o Cerro Porteño, participou de um dos momentos mais marcantes do Rubro-Negro, há 25 anos. Em junho de 1999, Furacão e Cerro se enfrentaram na inauguração da Arena da Baixada.
O jogo foi um amistoso repleto de festividades. A Arena, que na época era aberta e tinha as cores atleticanas, recebeu mais de 30 mil pessoas para conhecer a então nova casa do Athletico.
+ Sul-Americana: veja todos os classificados
As obras duraram dois anos e transformaram a velha Baixada em uma arena "multiuso", importando o conceito dos estádios europeus, com capacidade para 32 mil pessoas. A obra custou US$ 35 milhões na época.
Athletico venceu Cerro Porteño com gol "lendário" de Vanin
Para coroar a inauguração da Arena, o Athletico venceu o Cerro Porteño por 2 a 1. A equipe da casa abriu o placar com Lucas, o visitante empatou com o brasileiro Gauchinho no segundo tempo e, nos acréscimos, o improvável lateral-esquerdo, Vanin, fez o gol da vitória atleticana.
Naquela noite, o Furacão tinha: Flávio; Luisinho Netto (Alberto), Marcão (Douglas), Gustavo e Vanin; Clóvis, Renato (Kléber), Ricardo Miranda (Sidney) e Adriano; Lucas e Kelly (Kleberson).
Athletico x Cerro Porteño foi reeditado em 2019
Em comemoração aos 20 anos da Arena da Baixada, o jogo entre Athletico e Cerro Porteño ganhou uma nova edição. Em 2019, o Furacão, comandado por Tiago Nunes, recebeu o time paraguaio para mais um amistoso.
Já na nova estrutura, reformada para a Copa do Mundo de 2014, o Rubro-Negro perdeu para o time paraguaio por 2 a 0, no último encontro entre as equipe. No jogo festivo, Marco Ruben perdeu um pênalti, e a equipe paranaense viu sua festa ser estragada pelo visitante.
20 anos depois do começo da Arena da Baixada, o Athletico teve, naquele dia, a seguinte formação:
Santos (Caio); Jonathan (Erick), Robson Bambu (Wellington), Léo Pereira (Pedro Henrique) e Márcio Azevedo (Abner); Wellington (Léo Cittadini), Bruno Guimarães (Lucho González) e Bruno Nazário (Tomás Andrade); Marcelo Cirino (Braian Romero), Marco Ruben (Thonny Anderson) e Rony (Nikão).
Athletico terá confronto decisivo contra Cerro Porteño
Cinco anos depois da derrota em casa, o Athletico volta a encarar o time paraguaio. Desta vez, porém, o jogo vale a vaga nas oitavas de final da Sul-Americana.
Após a derrota na última quinta-feira (30), para o Sportivo Ameliano, o Furacão perdeu a primeira posição e depende dos playoffs para seguir na disputa da competição continental no ano do seu centenário.
Os jogos serão disputados no mês de julho, entre as semanas dos dias 17 e 24. O jogo de ida acontece no Paraguai e a volta em Curitiba. Quem se classificar, enfrentará o Belgrano, da Argentina, nas oitavas.