Ranking: dez grandes personagens do Paranaense
O UmDois Esportes relembra alguns nomes de destaque do futebol paranaense. Neste artigo você relembrar de nomes que marcaram época no nosso Estadual, tanto jogadores, como técnicos e dirigentes. Confira abaixo!
Duílio
Em todas as edições do Campeonato Paranaense somente o artilheiro Duílio ultrapassou a marca dos 30 gols na mesma edição. Em 1960, o atacante do Coritiba balançou as redes adversárias em 31 oportunidades. Ele é o maior artilheiro da história do Estadual.
Duílio somou 202 gols em partidas oficiais pelo Coxa e foi campeão paranaense cinco vezes.
Kleber Pereira
Se o assunto é artilharia, o atacante Kleber Pereira, conhecido como Kleber, o Incendiário, também já fez bonito em uma edição do Campeonato Paranaense. Com 22 gols na campanha do título de 2001, o atacante do Athletico é o único a superar a marca dos 20 gols no Estadual.
Rubens Minelli
O saudoso técnico Rubens Minelli fez história no início da década de 90 no Paraná Clube. Ele foi o primeiro treinador do Tricolor. Com ele, o Paraná Clube foi bicampeão paranaense. O treinador ainda comandou o Coritiba na sequência.
Mario Celso Petraglia
Atual presidente do Athletico e responsável pela revolução no clube, Mario Celso Petraglia é o maior dirigente da história do futebol paranaense. Amado por alguns e odiado por outros, o mandatário do Furacão levou o clube a outros patamares no futebol brasileiro.
Abel Braga
Aposentado do futebol, o ex-técnico Abel Braga foi o responsável por quebrar um jejum de uma década sem títulos estaduais tanto no Athletico como no Coritiba. Em 1998 foi no Furacão e no ano seguinte no Coxa. Na sequência, ele ainda comandou o Paraná Clube.
Onaireves Moura
Ex-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura é um nome sempre lembrado no futebol paranaense. Mandatário da FPF nos anos 80 e 90, Onaireves era alvo de muitas polêmicas, chegando a ser preso por formação de quadrilha e desvio de verbas da entidade.
Afonso Vitor de Oliveira
Nascido em Cornélio Procópio, no norte do Paraná, Afonso Vítor de Oliveira apitou 22 atletibas em sua longa carreira de apitador, um recorde. O ex-árbitro chegou a ser presidente da comissão de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol recentemente.
Alfredo Gottardi
Alfredo Gottardi, o popular Caju, vestiu a camisa do Athletico entre 1933 e 1949 e ajudou o clube a conquistar seis vezes o Campeonato Paranaense (1934, 1936, 1940, 1943, 1945 e 1949). Ele também defendeu a Seleção brasileira. O Furacão decidiu homenageá-lo com o nome do CT, o CT do Caju.
Evangelino da Costa Neves
Um dos principais dirigentes da história do Coritiba, Evangelino da Costa Neves presidia o Verdão em dez conquistas do Campeonato Paranaense. Evangelino presidiu o Coritiba de 1967 a 1979, 1982 a 1987 e de 1991 a 1995, totalizando 23 anos de comando do Coxa.
Edinho Baiano
Único jogador da história a ser campeão paranaense por Paraná, Athletico e Coritiba (pela ordem), Edinho Baiano colecionou títulos nos três times. Ele ainda jogou pelo Londrina no futebol paranaense.