Ranking da CBF 2025: Projeção tem queda de Athletico e Coritiba
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve divulgar nos próximos dias o Ranking Nacional de Clubes para 2025. No entanto, uma projeção já foi divulgada com o posicionamento dos principais times.
Na projeção, o Trio de Ferro, formado por Athletico, Coritiba e Paraná Clube, tiveram uma queda em seus posicionamentos. Confira abaixo também a colocação de outros clubes paranaenses.
O ranking leva em consideração a participação no Brasileiro das séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil.
Melhor paranaense, Athletico caiu, mas segue no top 10
Antes quarto colocado, o Athletico caiu duas posições e deve ocupar a sexta colocação no Ranking de 2025, com 13.464 pontos. Na atual temporada, o Furacão teve uma das piores participações no Brasileirão, sendo rebaixado na última rodada.
Já na Copa do Brasil, o Rubro-Negro até teve uma boa participação e poderia ter sido até melhor. Mas, acabou sendo eliminado pelo irregular time do Vasco da Gama nas quartas de final.
Sem acesso, Coritiba também teve queda no ranking
Assim como o rival Athletico, o Coritiba não teve uma boa temporada em 2024. Sem garantir o acesso à Série A, o Coxa terminou a Segundona somente na 12ª colocação. Com isso, na projeção do ranking, o Verdão caiu três posições e deverá estar em 24º lugar, com 6.496 pontos.
Na disputa da Copa do Brasil, o Coritiba amargou uma eliminação precoce ainda na primeira fase, diante do Águia de Marabá-PA.
Sem competição nacional, Paraná despenca
Como o Ranking da CBF é baseado nas disputas de campeonatos nacionais, a projeção para o Paraná Clube não deverá ser das melhores. Sem divisão nacional e também fora da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, o Tricolor deverá cair 33 posições - ocupando a 95ª colocação, com 800 pontos.
O Paraná aparece atrás de outros clubes paranaenses. O Operário subiu oito posições e ocupa a 31ª colocação, com 4.160 pontos. O Fantasma fez uma boa campanha na Série B, terminando na sétima posição, e foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, diante do Grêmio.
O Londrina caiu oito posições - é o 45º colocado, com 3.124 pontos. O Tubarão esteve próximo de subir para a Série B, mas acabou eliminado na segunda fase. O LEC não disputou a Copa do Brasil deste ano.
Maringá e FC Cascavel ainda aparecem à frente do Paraná Clube. O Dogão subiu 16 posições e aparece na 73ª colocação, com 1.233 pontos. A equipe subiu para a Série C e deu adeus à Copa do Brasil na segunda fase.
Já a Serpente caiu uma posição e ocupará a 76ª posição, com 1.152 pontos. A equipe do Oeste fez uma péssima campanha na Série D, sendo lanterna do seu grupo já na primeira fase, e foi eliminado pelo Petrolina na primeira fase da Copa do Brasil.