Raio-X de Vitor Roque: veja detalhes dos 20 gols da joia do Athletico
“Tá em choque? Vitor Roque!” O grito vindo das arquibancadas da Ligga Arena é o mais alto e que mais tem se repetido na temporada 2023. São 20 gols marcados pelo atacante de 18 anos do Athletico, que segue firme na briga pela artilharia do Brasileirão. Só no campeonato nacional são 11 gols anotados, apenas dois atrás de Tiquinho Soares, do líder Botafogo.
Artilheiro isolado do Furacão, o camisa 9 está a um gol de igualar o seu melhor desempenho como jogador. Na base do Cruzeiro, ele marcou 21 gols em 2021, quando atuava como centroavante do time sub-17, um ano antes de se profissionalizar.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
O UmDois Esportes apresenta um raio-x dos gols da joia atleticana, que custou R$ 24 milhões e já está vendido para o Barcelona.
Perna direita dominante e participação em gols
Artilheiro isolado do Furacão na temporada, Vitor Roque tem 31% de participação nos gols da equipe rubro-negra - são 20 gols e oito assistências até agora no ano. A perna direita do atacante é a dominante, com 8 gols. Já de canhota saíram outros 6 gols. Esse "equilíbrio" veio depois que o jogador passou a contar com o auxílio da empresa Taticalizando, que presta consultoria e tem ajudado o jogador a ampliar seu repertório e ser ainda mais versátil.
O camisa 9 marcou seis gols de cabeça (São Joseense [2], América-MG, Corinthians, Palmeiras e Fluminense) e dois de pênalti (São Joseense e Cascavel, ambos pelo Paranaense).
Pelo alto e rasteiro, e posicionamento na área
Bom posicionamento, visão de jogo, uso do corpo como pivô, forte fisicamente, exemplar nas arrancadas e ultrapassagens... são várias as características marcantes de Vitor Roque em campo. O xodó da torcida tem finalizações potentes e procura sempre uma forma de achar brechas para furar as defesas adversárias. São nove gols aproveitando lances pelo chão (rasteiras) e outros nove após jogadas aéreas - lembrando que ele marcou mais dois gols de pênalti.
Além disso, o atacante mostra faro de gol apurado e já marcou 13 gols na grande área, e outros sete na pequena área.
Primeiro ou segundo tempo? Em casa ou fora?
Vitor Roque "gosta" mais das etapas finais de jogo. São 12 gols marcados no segundo tempo, contra oito na primeira etapa.
O atacante também "prefere" balançar a rede na Ligga Arena: são 14 gols anotados jogando em casa, apoiado pela torcida, contra seis em jogos do Athletico como visitante.
O meia Vitor Bueno e o lateral-direito Khellven, que foi vendido ao CSKA Moscou, da Rússia, são os principais garçons de Vitor Roque, com três assistências cada.
Vitor Roque em 2023
- 20 gols em 41 jogos em 2023
- 8 assistências
11* pelo Brasileirão
4 pelo Paranaense
2 pela Libertadores
1 pela Copa do Brasil
*até a 22ª rodada
Os gols
Pênalti: 2
Cabeça: 6
Perna direita: 8
Perna esquerda: 6
Primeiro tempo: 8
Segundo tempo: 12
Jogada rasteira: 9
Jogada aérea: 9
Pequena área: 7
Grande área: 13
Em casa: 12
Fora de casa: 6