Racing Club: Conheça o próximo adversário do Athletico
Em duelo inédito, o Athletico vai enfrentar o Racing Club nas quartas de final da Copa Sul-Americana 2024. Essa será a primeira vez que os clubes vão se enfrentar em um torneio continental.
Em 2020, as equipes fizeram um jogo amistoso pelo Torneio de Verão, realizado em San Juan. Naquela edição, o Furacão encarava o Racing e o Boca Juniors e cada jogo valia uma taça.
O amistoso entre Athletico e Racing marcou a estreia do técnico Dorival Junior, atual treinador da seleção brasileira, e terminou empatado por 2 a 2, com gols do meia Marquinhos Gabriel e do atacante Guilherme Bissoli pelo Furacão. Nos pênaltis, o Racing venceu por 5 a 4.
O elenco atual rubro-negro conta com três remanescentes: o zagueiro Thiago Heleno, que ficou no banco de reservas, o volante Erick, que foi titular, e o meia Nikão, que entrou no segundo tempo.
+++ Seleção brasileira escolhe o CT do Caju para preparação para as Eliminatórias
El primer grande
Na lista dos cinco maiores clubes argentinos, o Racing é particularmente como "O Primeiro Grande". Isso porque o clube, fundado em 1903, conquistou sete títulos de Copa seguidos, entre 1913 e 1919.
Além disso, a equipe de Avellaneda, província de Buenos Aires, também foi a primeira a conquistar a Supercopa Sul-Americana, torneio que existiu por dez anos, ao vencer o Cruzeiro em 1988.
Com um título da Libertadores, em 1967, e 18 títulos da primeira divisão nacional, o clube ainda conta com uma das torcidas mais apaixonadas, com cerca de dois milhões de pessoas.
Para se ter noção, o dia 7 de março é conhecido como o Dia del Hincha de Racing. Isso porque a torcida impediu a extinção do time após o clube ter decretado falência. Os torcedores lotaram o estádio Presidente Perón, com capacidade de cerca de 51 mil pessoas e conhecido como El Cilindro pelo formato do estádio, em uma demonstração de força pela existência do clube.
Racing foi líder no grupo e tem um dos melhores ataques
O Racing nunca conquistou um título da Copa Sul-Americana, enquanto o Athletico já é bicampeão do torneio.
Contudo, a campanha dos argentinos é melhor que a do Furacão. O Racing foi líder isolado do Grupo H, com 15 pontos. Foram cinco vitórias e uma derrota - para o Bragantino, no Brasil.
Nas oitavas de final, o time argentino atropelou o Huachipato, do Chile. Na ida, venceu por 2 a 0. Já no mítico El Cilindro, aplicou uma goleada por 6 a 1.
Contudo, o principal fator para os confrontos entre Athletico e Racing serão os ataques.
Indivualmente, será o embate entre os goleadores desta edição. O atacante Adrián Martínez é o principal nome do Racing. Aos 32 anos,e ele já marcou oito gols, um a mais que Mastriani, que se tornou o maior artilheiro da história da Sul-Americana.
Vale lembrar que Martínez teve passagem pelo Coritiba em 2022, com quatro gols marcados em 24 jogos.
Além disso, o Athletico tem o melhor ataque da competição, com 24 gols marcados. O Racing aparece logo atrás, com 22 gols, assim como o Independiente Medellín, da Colômbia.
Os duelos ainda não tiveram datas e horários confirmados pela Conmebol. No entanto, por ter tido melhor campanha, o Racing faz o segundo jogo no estádio Presidente Perón. Ou seja, a ida será na Ligga Arena, em Curitiba, na metade de setembro.