Quem é quem na nova estrutura do Athletico; veja a configuração liderada por Autuori
A nova estrutura do Athletico foi apresentada no último sábado, com o anúncio feito por Paulo Autuori. O time principal passa a ser comandado pelo António Oliveira, com Bruno Lazaroni à frente dos aspirantes e Bernardo Franco dirigindo a equipe sub-20.
Os três profissionais estarão sob a supervisão de Autuori, que agora vai se dedicar exclusivamente ao cargo de diretor técnico.
A tomada de decisões do Furacão, aliás, será administrada de maneira "tripartite", termo usado por Autuori na coletiva de imprensa realizada no último sábado (13).
"Eu serei responsável, de maneira tripartite, com o William Thomas e o presidente Mario Celso Petraglia".
Paulo Autuori
Saiba como ficou a nova estrutura técnica do Athletico:
Paulo Autuori, 64 anos
Voltou ao clube em outubro de 2020 como diretor técnico – ou head coach. Porém, passou a acumular o cargo de treinador e esteve à frente da equipe até o final da temporada.
Autuori foi técnico do Furacão de março de 2016 a maio de 2017, com 86 jogos comandados neste período. Desde que retornou ao Athletico, após três anos, o planejamento já era de que ele comandasse o time até fevereiro de 2021.
Agora, vai se dedicar exclusivamente à gestão do clube, onde tem se consolidado como o homem forte do futebol. É ele quem organiza todo o planejamento e toma decisões relacionadas às categorias de base.
António Oliveira, 38 anos
Também chegou ao Athletico em outubro do ano passado e ganhou espaço no clube após a demissão de Eduardo Barros. Ele era auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos e também foi técnico no Kazma (do Kuwait) e auxiliar no Tractor (do Irã) e no Rudar (da Eslovênia).
Foi jogador e atuou na base e time principal do Benfica, de Portugal. O português também trabalhou no Peixe com William Tomas, atualmente gerente executivo de futebol do Athletico.
Bruno Lazaroni, 40 anos
Filho de Sebastião Lazaroni, Bruno Lazaroni chegou ao Athletico há três semanas, a convite de Autuori. Eles haviam trabalhado juntos no Botafogo. Ele chegou a comandar o time principal do Fogão em seis partidas no final de 2020, após a saída de Autuori.
Foram apenas 27 dias no cargo, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, terminando sua passagem com 44% de aproveitamento. Demitido do cargo de treinador, ele seguiu no clube como auxiliar técnico do clube, mas saiu em definitivo em outubro.
Bernardo Franco, 34 anos
Profissional das categorias de base do Athletico desde 2015, fez parte da comissão técnica do time de aspirantes. Bernardo também já dirigiu o time principal em dois jogos, contra Grêmio e Sport, pelas 18ª e 19ª rodadas do Campeonato Brasileiro, quando Autuori estava suspenso.