Petraglia apresenta nova estrutura do futebol do Athletico; veja quem é quem
Na tarde desta segunda-feira (24), o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, apresentou a nova configuração do departamento de futebol do clube, que é formada agora por cinco profissionais.
Além do diretor técnico Paulo Autuori, e do diretor de futebol, Ricardo Gomes, confirmado no começo do ano, o Furacão agora conta com mais outros três profissionais: Alexandre Mattos, Carlinhos Neves e Fernando Yamada.
"Queremos ser o maior clube de formação de jogadores do mundo. Somos ambiciosos, acreditamos que é possível e vamos trabalhar para isso. Ninguém faz absolutamente nada sozinho, precisamos de gente, de cabeças, de pessoas que acreditem no projeto e venham somar", afirmou o presidente atleticano.
Confira as funções de cada membro do departamento de futebol do Athletico:
Alexandre Mattos
O ex-dirigente de Palmeiras e Cruzeiro é o novo CEO da área de negócios e relações internacionais do Furacão.
"O Alexandre esteve em posição de destaque em vários clubes, ganhou torneios importantes no Cruzeiro e no Palmeiras, é uma pessoa conhecida e dentro da nossa busca da inovação, daquilo que o Athletico entende que precisa, ele vem para ajudar com o conhecimento que tem do negócio futebol, relacionamentos que ele tem a nível nacional e internacional", explicou Petraglia.
"Me preparei muito. Comecei minha carreira em 2005 no América-MG, clube formador, sem muito investimento. Fui até 2011 com muito aprendizado até que vieram Cruzeiro, Palmeiras, Atlético-MG, uma saída para a Inglaterra e tirei 2021 para investir em mim para este momento diferente que vive o futebol brasileiro", destacoiu Mattos.
Carlinhos Neves
Com passagens já por Athletico, Coritiba e Paraná, Carlinhos, antes preparador físico, agora é o coordenador de saúde e performance do Rubro-Negro.
"Era um namoro antigo que já tínhamos com o Carlinhos Neves. Falar do currículo dele é desnecessário, mas ele acertou o nosso desafio de vir coordenar toda a área de performance de todas as categorias, desde os dez anos", elogiou Petraglia.
"Já fiz isso por muito tempo no São Paulo, no Atlético-MG, essa interligação entre diferentes áreas. Gosto de fazer isso, trabalho em equipe, formar profissionais, tudo aquilo que possa melhorar o desempenho da equipe. A performance e a saúde estão muito próximas e cada vez mais os resultados dependem do trabalho dessas áreas", explicou Carlinhos.
Fernando Yamada
Ex-goleiro, Yamada chega para ser o coordenador das categorias de formação. Aos 42 anos, ele já foi gerente das categorias de base do Corinthians, função a qual deixou em maio do ano passado.
"O Yamada vem substituir um executivo na área de formação, de talentos de atletas de base. Esteve alguns anos no Corinthians, foi ex-jogador, tem uma larga experiência profissional", disse o presidente.
"Categoria de base é de modo geral muito complexa. O ideal é sempre trazer o jogador o quanto antes, detectar o talento e a partir do momento que você traz ele para o seu processo de formação a chance de dar certo é muito grande e vai blindar o clube na questão dos direitos econômicos", afirmou Yamada.
Paulo Autuori
Diretor técnico do clube desde 2020, quando retornou ao Athletico, Paulo Autuori é o homem forte do futebol, responsável por organizar todo o planejamento do time principal e também das categorias de base.
"O time de futebol, aquele que vai jogar em 2022, precisa nos trazer resultados. Tanto o Autuori, quanto o Ricardo, estão mais para a parte do jogo", completou o presidente rubro-negro.
Ricardo Gomes
Anunciado no começo do ano, Ricardo Gomes chegou para ser o diretor executivo do Furacão. É quem fica mais responsável na busca por reforços, estando mais ativo no mercado.
Confira a entrevista coletiva completa: