Petraglia admite não estar 100% de saúde, mas vê SAF como "último passo da missão"
O presidente do Conselho Administrativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, falou com a imprensa às vésperas das eleições do clube, nesta segunda-feira (27). Dentre diversos temas, o comandante, abatido fisicamente, disse não estar 100% bem de saúde.
Principal líder do Furacão, Petraglia, aos 79 anos, tentará a reeleição em 8 de dezembro e admitiu que sua última missão dentro do Athletico é a concretização da mudança para Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
+ Confira a tabela completa do Athletico no Brasileirão
"Fiz algumas cirurgias, que não foram 100%, tive que voltar a operar. Ainda estou me recuperando da última, mas estou já 60, 70%. Tenho buscado completar o nosso quadro pra estruturar o clube de maneira que não dependa exclusivamente do Mario Celso Petraglia. Nós ficaremos dedicados a pontos estratégicos", afirmou o presidente.
"Estamos preparando para deixar o clube como fechamento para uma SAF. Vou continuar trabalhando. Ninguém vende e ninguém compra um jogador sem meu consentimento. Eu vou cuidar, na grande parte do meu tempo, para concretizar, o último passo da minha missão, que é a transformação para clube-empresa", acrescentou Petraglia.
Presidente explica fala "batemos no teto" e modelo da SAF
Petraglia ainda explicou sua fala que gerou polêmica em relação aos investimentos no futebol e disse que o valor da SAF do clube, incluindo todo patrimônio, ficou muito alto.
"Nós realmente batemos o teto como associação sem fins lucrativos. Jamais alcançaremos Flamengo e Corinthians sem um parceiro, não temos o hábito de fazer loucuras. Nós queremos um parceiro, se tudo correr bem, queremos fazer a SAF que nos dê a condição de competirmos com os maiores clubes das américas. As SAF's que saíram até aqui foram de clubes endividados. Nosso parceiro da cidade vendeu 90%. A nossa preocupação maior é blindarmos o clube, para que nenhum aventureiro venha e tome", declarou.
"Nós ficamos muito caros, na avaliação de muitos bilhões. Estamos revendo o modelo, para que fique mais possível de entrar um parceiro. Na nossa avaliação, chegou a R$ 2,5 bilhões com estádio, CT, jogadores e todos os ativos. Estamos revendo em tirar o estádio, para viabilizar um parceiro", completou o presidente.
Eleições: chapa de situação terá novos membros
A data final para inscrições de chapas será nesta terça-feira (28). Petraglia disse que ainda não definiu quem serão os membros, mas citou nomes como Enio Fornea Junior e Ademir Guimarães Adur.
O comandante também informou que convidou dois novos nomes: Luiz Alberto Küster, que foi diretor presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, e José Lúcio Glomb, que foi presidente da OAB.
"Ele [Küster] tem uma longa experiência empresarial, trabalhou comigo há muitos anos. Convidamos para que venha nos ajudar no dia a dia como um dos vice-presidentes", declarou.
"Também convidamos, e ele já aceitou, o José Lúcio Glomb. Ele me ligou se colocando à disposição. Foi presidente da OAB, uma pessoa que tem tempo para disponibilizar e vem nos ajudar na vice-presidência. A não que ele queira ir pra outro lugar", concluiu Petraglia.