Paulo Turra traça desafios e fala em recuperar hegemonia do Athletico no Paranaense
Agora a bola está com Paulo Turra. Novo técnico do Athletico, ele já começou no dia 16 os trabalhos no CT do Caju, agora em definitivo no comando da equipe principal.
Entre os desafios de estar à frente do Furacão no lugar de Felipão, que assumiu o cargo de diretor técnico do clube, Turra falou sobre recuperar a hegemonia no Campeonato Paranaense, primeiro campeonato que o Rubro-Negro vai disputar em 2023.
“Respeitamos nossos adversários. Mas temos que recuperar a hegemonia do Campeonato Paranaense. Inclusive passei isso aos nossos jogadores já na apresentação. Não existe Copa do Brasil agora. Não existe Libertadores, Brasileiro. O que existe agora é o Campeonato Paranaense. E tenho certeza de que o nosso torcedor vai abraçar esta ideia conosco”, disse em entrevista à Furacão Live.
Em 2021, o Furacão foi eliminado pelo FC Cascavel na semifinal. Com time principal, empatou na ida em 1 a 1, na Baixada, e depois perdeu de virada por 2 a 1 no Olímpico Regional. A queda precoce custou o cargo de António Oliveira, que acabou pedindo demissão do clube na sequência.
Até então, o Athletico havia conquistado os títulos de 2016, 2018, 2019 e 2020.
+ Mercado da Bola 2023: quem chega, quem sai, as contratações do futebol!
Em 2023, o clube decidiu abandonar a estratégia de usar um time de aspirantes no Paranaense e vai jogar com a equipe principal. Há dez temporadas o Athletico tinha como filosofia disputar o estadual com um time mais jovem e alternativo.
Turra promete intensidade
Perto de estrear, Turra prometeu à torcida uma time com intensidade em 2023.
“A minha ideia de jogo é ter uma equipe muito intensa. Isso é possível porque temos jogadores com essas características. Ter o controle do jogo, em especial agora no Campeonato Paranaense. E esse controle pode ser tanto com uma equipe com mais posse de bola ou se optarmos por uma equipe mais vertical. Mas a intensidade vai ser muito forte por parte da nossa equipe. O nosso torcedor pode ter certeza disso”, garantiu.
Na próxima temporada, o Furacão tem o Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro e a Libertadores no calendário. Um calendário cheio para o novo desafio de Turra na carreira.
“Considero esta a maior oportunidade da minha carreira, principalmente por se tratar de um clube como o Athletico Paranaense. Um clube com história de títulos, conquistas, performance e pela estrutura que tem”, diz Paulo Turra. “Eu me sinto grato por ter essa confiança do clube, por ter a confiança do nosso torcedor. Todos estão me dando essa oportunidade”.
A estreia de Paulo Turra como técnico em 2023 será contra o Rio Branco, no dia 14 de janeiro, na Estradinha, em Paranaguá.