Paranaense 2024 tem formato mantido e novidade no regulamento
O Campeonato Paranaense 2024 está definido. Em reunião online com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) nesta quinta-feira (9), os 12 clubes participantes decidiram manter o formato de disputa de 2023, mas, desta vez, sem o limite de inscrições de atletas - a data máxima para registros de jogadores será 23 de fevereiro.
O Athletico novamente propôs o número de atletas ilimitado na disputa, que foi aprovado pelos demais clubes, depois de dois anos com limite de até 35 jogadores por clube. O Furacão foi representado pelo diretor Márcio Lara. Com a proposta, o clube quer voltar a utilizar os jovens da base, mesclando para dar ritmo de jogo ao elenco principal.
Disputarão o Campeonato Paranaense 2024: Athletico, Coritiba, Azuriz, Cianorte, FC Cascavel, Galo Maringá (ex-Aruko), Londrina, São Joseense, Maringá, Operário, PSTC e o estreante Andraus - os últimos dois subiram à elite neste ano.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
O formato segue o mesmo deste ano, que teve o Athletico como campeão invicto. Todas as equipes jogam entre si em turno único e os oito primeiros se classificam para os mata-matas, com partidas de ida e volta até a final. Haverá árbitro de vídeo nas semifinais e finais.
Os dois últimos colocados na primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão do Paranaense. O regulamento completo e a tabela detalhada serão divulgados até o dia 21 de novembro pela FPF.
Mas o início da competição está confirmado para a terceira semana de janeiro, dia 17, uma quarta-feira. O jogo entre Andraus x Athletico, na Vila Capanema, abre a competição. Pelo calendário do Paranaense, serão 17 datas para o torneio. E, de acordo com as datas da CBF, os estaduais têm que acabar até 7 de abril.
Além disso, a Federação ainda negocia os direitos de transmissão da competição com uma plataforma de streaming (NSports) e uma TV aberta (Paraná Educativa). Vale lembrar também que, recentemente, a entidade criou seu canal próprio de transmissão, a FPF Play TV.
Veja o Carneiro & Mafuz #23