Mobilização

O pacto do Athletico: os bastidores da campanha que estourou a bolha

Por
Diogo Souza
25/10/2024 15:21 - Atualizado: 25/10/2024 15:21
Os Fanáticos na Ligga Arena.
Os Fanáticos na Ligga Arena. | Foto: Arquivo/UmDois Esportes

Em situação delicada na tabela de classificação do Brasileirão, o Athletico convocou a torcida a comparecer em peso nos próximos jogos na Ligga Arena. A intimação aconteceu em um vídeo, lançado na noite da última quinta-feira (24), que rapidamente viralizou nas redes sociais, atingindo mais de quatro milhões de visualizações.

O material publicitário foi produzido pela agência Asteroide, que utilizou diversas referências históricas do Furacão, como conquistas, times e provocações que ficaram marcadas entre os torcedores.

+ Confira os próximos jogos do Athletico no Brasileirão

O UmDois Esportes entrou em contato com os produtores, que não foram autorizados pelo clube a comentar sobre o material. A reportagem também procurou o Athletico, mas não obteve resposta.

No material, intitulado "PactoRubroNegro", aparecem símbolos como o coelho e o número 1995, lembrando do Atletiba da Páscoa, que marcou o início da "Era Petraglia" no Furacão. O perfil do X Arteiro da Baixada os destrinchou em uma série de posts.

Outras imagens que chamaram a atenção do torcedor são o porco com uma maçã verde na boca, provavelmente referindo pejorativamente ao rival, uma televisão sendo quebrada – por conta das brigas do clube com emissoras pelos direitos de TV –, e também as datas das conquistas do Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil.

Mas, afinal, e o pacto do Athletico?

O vídeo promovido pelo Athletico busca mobilizar o torcedor para que compareça aos seis jogos na Ligga Arena e apoie o time na luta contra o rebaixamento para a Série B. O material viralizou pelo Brasil todo e muitos torcedores de clubes de fora de Curitiba ficaram sem entender muito bem a referência ao "pacto" e as imagens de terror.

+ Athletico: como comprar ingressos para jogos na Ligga Arena

Vale destacar que há alguns anos, a Arena da Baixada era conhecida como "Caldeirão do Diabo", por causa da pressão da torcida rubro-negra, com mosaicos fazendo referência a um "tridente demoníaco", os sinalizadores vermelhos e as tradicionais caveiras da Torcida Organizada Os Fanáticos.

Ao longo dos últimos anos, devido às conquistas do Furacão, bicampeão Sul-Americana (2018 e 2021) e campeão da Copa do Brasil (2019), além da chegada à segunda final de Libertadores, muitos torcedores rivais passaram a associar os feitos do Athletico com um "pacto com o Diabo".

Convocação surte efeito e torcida esgota ingressos

No início da tarde desta sexta-feira (25), o Athletico anunciou que todos os ingressos para a partida contra o Cruzeiro, neste sábado (26), às 18h30, na Ligga Arena, foram esgotados.

O clube reforça ainda que o associado que não puder ir ao jogo que faça o check-out pelo Super App Furacão ou no sociofuracao.com. Assim, novos ingressos avulsos podem ser disponibilizados ao público.

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Profissional na área de Comunicação/Jornalismo há 16 anos - sendo 14 na empresa Editora O Estado do Paraná (GRPCOM), com experiência na produção e edição de mídias impressas e digitais. Iniciei como estagiário na Editora O Estado ...

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