O que esperar do Athletico em 2022?
O ano de 2002 será recheado para o Athletico em competições. Depois de chegar a duas finais no ano passado, o Furacão começa a nova temporada sabendo que terá um calendário cheio e ainda mais agitado pela frente.
Em 2022, o Athletico vai disputar pelo menos cinco competições - a Libertadores, Recopa Sul-Americana (contra o Palmeiras), Campeonato Paranaense, Copa do Brasil (a partir da terceira fase) e Brasileirão.
A J. League Levain Cup/Conmebol (ex-Copa Suruga) ainda não foi confirmada. Nas duas últimas edições a competição não foi realizada, devido à pandemia e Olimpíadas.
Mercado da bola: acompanhe o vai e vem do futebol brasileiro!
O que vem pela frente?
O Furacão encerrou a temporada 2021 como o time com mais jogos disputados no ano, 76, o maior número de confrontos em sua história, em partidas válidas pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
O primeiro compromisso em campo será o Paranaense. Liderada pelo novo técnico James Freitas, a equipe de aspirantes se representou na última segunda-feira (3), no CT do Caju.
+ Federação divulga tabela do Campeonato Paranaense 2022; veja jogos
O grupo estreia contra o Paraná Clube, no dia 23 de janeiro, um domingo, às 16h, na Arena da Baixada. No ano passado, a equipe foi eliminada pelo FC Cascavel, na semifinal, e deu adeus ao sonho do inédito tetracampeonato estadual.
Em fevereiro, o Athletico vai lutar pelo título da Recopa Sul-Americana, troféu disputado entre o campeão da Libertadores e o campeão da Sul-Americana. Os jogos serão nos dias 23 de fevereiro, na Arena da Baixada, e 2 de março, em São Paulo.
Depois será a vez da maior obsessão do Furacão, a Libertadores. Cabeça de chave, o campeão da Sul-Americana entra na fase de grupos, que começa a partir do dia 6 de abril. O sorteio ocorre apenas em 23 de março. Vale destacar que o Athletico subiu 12 posições no ranking da Conmebol.
O Brasileirão inicia no dia 10 de abril, com a última rodada prevista para 13 de novembro. No ano passado, com a maratona de jogos e prioridade para a Sul-Americana, o Athletico terminou em 14º lugar na tabela, com 47 pontos, eliminando o risco de rebaixamento na penúltima rodada.
Finalista em 2021, o Athletico inicia a Copa do Brasil direto na terceira fase, prevista para começar no dia 20 de abril.
Elenco, saídas, contratações
Com um calendário tão agitado, o Furacão terá que caprichar na montagem do elenco. Até agora, o clube oficializou somente duas contratações, anunciadas ainda em 2021 - o zagueiro Matheus Felipe, que veio do CSA, e o volante Pablo Siles, contratado junto ao Vitória. Ambos iniciaram os treinamentos junto ao grupo de aspirantes.
Os próximos jogadores a serem oficializados deverão ser o volante equatoriano Bryan García, do Independiente del Valle-EQU; o meia Jean Pyerre, emprestado pelo Grêmio; os atacantes Jô e Jonathan, do Avaí.
O Furacão ainda mantém conversas com o meia Marlos, que deixou o Shakhtar Donetsk, tem o meia MT, do Vasco, no radar, e mostrou interesse pelo volante Hugo Moura, do Flamengo.
A principal saída do elenco é a do meia-atacante Nikão, prestes a ser anunciado pelo Internacional. O jogador não acertou a renovação de contrato com o Athletico e deixou o clube após sete temporadas.
O meia Fernando Canesin e o lateral-esquerdo Márcio Azevedo também tiveram seus vínculos com o clube encerrados no dia 31 de dezembro.
Fora de campo, o Athletico acertou com Ricardo Gomes para o cargo de diretor executivo de futebol. Ele chega para ocupar a vaga deixada por William Thomas, que era gerente executivo, mas pediu demissão em dezembro e foi para o Avaí.