Novo técnico explica troca de esquema e pede Athletico “agressivo e imponente”
Wesley Carvalho estreou com vitória no comando do Athletico de aspirantes no 2 a 0 sobre o Azuriz, domingo (13), no Estádio Os Pioneiros. Anunciado oficialmente um dia antes do jogo, o treinador prometeu um time "agressivo, forte e imponente".
"Essa é uma das características do meu modelo de jogo que coincide com a característica de jogo do Athletico: agressivo, forte, imponente e que vai buscar. Vai acontecer de jogos em que vamos tentar fazer isso e vamos perder o jogo, faz parte do futebol. Mas esse mental que tem o Athletico é muito parecido com o que eu costumo utilizar", falou em coletiva.
Confira a classificação do Campeonato Paranaense
Carvalho, de 47 anos, havia trabalhado nas categorias de base do Vitória e do Palmeiras. Ele chegou ao Athletico para ocupar a vaga deixada por James Freitas, demitido após as saídas de Paulo Autuori e Ricardo Gomes.
Novo técnico muda esquema tático dos aspirantes do Athletico
Apesar do pouco tempo de trabalho até a estreia, o novo treinador já mudou o esquema tático, passando do 3-4-3 para um 4-3-3. A formação com três zagueiros vinha sendo alvo de críticas da torcida nos jogos sob o comando de James Freitas.
"A plataforma é um detalhe não tão importante quanto o comportamental. A gente pode jogar com três zagueiros e ser altamente ofensivo. Vai depender muito do comportamento. Hoje (domingo), começamos fazendo a construção média. Depois, passamos a defender no 4-4-2. Quando eles começaram a crescer bastante no jogo, voltamos a jogar com três zagueiros, em um 5-4-1. Então, dentro da partida, fizemos três variações táticas".
Com o 2 a 0 sobre o Azuriz, o Athletico fica na quarta posição, com 13 pontos. O próximo desafio do clube será contra o Coritiba, pela oitava rodada do Campeonato Paranaense.
O clássico está marcado para quarta-feira (16), às 20h30, no Couto Pereira. A tendência é que o Furacão escale o time principal, até para que os titulares ganhem ritmo de jogo de olho nos duelos contra o Palmeiras, pela Recopa.
"Não sabemos ainda. O coordenador chefe é (Alberto) Valentim. Nós vamos sentar, e eles vão definir. Não sei exatamente se vai ser o profissional que vai jogar. Vamos definir quando chegar lá. Mas o meu papel, mesmo que isso aconteça, é deixar eles (jogadores dos aspirantes) bem tranquilos, sabendo que o Campeonato Paranaense é muito importante para a formação desses atletas, e o Athletico faz isso muito bem", concluiu Wesley Carvalho.