Momento e destaques: saiba mais dos adversários do Athletico
Venezuela, Bolívia e Paraguai. O Athletico conheceu nesta sexta-feira (25) os seus adversários na fase de grupos da Libertadores. Cabeça de chave do Grupo B, o Furacão vai enfrentar, respectivamente, Caracas, The Strongest e Libertad.
O caminho do Furacão vai passar pela altitude e também por um "velho conhecido". A estreia será contra o Caracas, na Venezuela. Veja abaixo mais sobre os adversários, pela ordem dos confrontos, e a tabela dos jogos!
Esta será a oitava participação do Athletico na Libertadores: 2000, 2002, 2005, 2014, 2017, 2019, 2020 e agora em 2022. A vez que chegou mais longe foi em 2005, quando perdeu o título para o São Paulo. Ao todo, já são 64 partidas pela Libertadores, com 29 vitórias, 10 empates e 25 derrotas.
+ Confira a tabela da Libertadores
Caracas-VEN
O Caracas já foi adversário do Athletico na Copa Sul-Americana 2018 - o Furacão venceu na Venezuela pelas oitavas de final, por 2 a 0, no Estádio Olímpico de la UCV, e também na Arena da Baixada, por 2 a 1, passando sem sustos para as quartas.
A equipe disputou apenas quatro jogos em 2022, com uma vitória (na estreia, diante do Aragua, no dia 26 de fevereiro), dois empates (Deportivo Lara e Zamora) e vem de derrota para o Metropolitanos, por 3 a 0, todos pelo Campeonato Venezuelano, onde ocupa a 11ª colocação, com cinco pontos em quatro jogos. O líder é o Deportivo la Guaira.
Comandado pelo técnico Francisco Stifano, de 42 anos, o Caracas tem como principal destaque o atacante nigeriano Samson Akinyoola, de 22 anos, além do compatriota Ade Oguns, de 20 anos.
A estreia na Libertadores contra o Caracas será na semana de 6 de abril, no Estádio Olímpico de la UCV, e só na última rodada, na semana de 25 de maio, na Arena da Baixada.
The Strongest-BOL
O segundo adversário do Furacão será o boliviano The Strongest. O time atleticano terá de enfrentar também uma altitude de mais de 3.660 metros no estádio Estádio Hernando Siles, em La Paz. No atual campeonato boliviano, o clube aurinegro está na terceira posição do Grupo A, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e apenas uma derrota).
Jair Reynoso, artilheiro da equipe na temporada passada, é a principal esperança de gols. O técnico do time é o argentino Christian Díaz, que comandava o Jorge Wilstermann e enfrentou o Athletico na Libertadores em 2020.
As equipes já se enfrentam pela Libertadores 2014. O Furacão não fez uma boa campanha e acabou eliminado na oportunidade. Em dois jogos contra os tigres, o Furacão venceu em casa por 1 a 0, mas acabou derrotado fora de casa por 2 a 1.
O duelo em La Paz, inclusive, ficou marcado pelo gol de Adriano Imperador, o único do atacante com as cores rubro-negras e o último de sua carreira.
O Athletico enfrenta os bolivianos na segunda rodada, prevista para 13 de abril, na Arena da Baixada, e na quarta rodada, prevista para 4 de maio, em La Paz.
Libertad-PAR
Líder do Campeonato Paraguaio, o Libertad vem em ótima fase na temporada. O time ainda não perdeu em sete jogos, com seis vitórias e um empate.
Comandado pelo argentino Daniel Garnero, o atual vice-campeão nacional se destaca no setor ofensivo, com 17 gols marcados – média de 2,4 gol/jogo – sete deles marcados pelo jovem Julio Enciso, de 18 anos, considerado uma joia do clube.
No ataque, o Libertad também conta com veteranos como Óscar Cardozo, de 38 anos, e o interminável Roque Santa Cruz, de 40, ambos com longas passagem no futebol europeu. O elenco também conta com outros nomes conhecidos, como o goleiro uruguaio Martín Silva, ex-Vasco, o volante Ramón Martínez, ex-Atlético-MG e Coritiba, e o zagueiro Alexander Barboza, que foi alvo do Furacão em 2019.
Athletico e Libertad, aliás, tem história na Libertadores. Ambos se enfrentaram na fase de grupos de 2005, ano em que o Rubro-Negro alcançou a grande final. Foram duas vitórias atleticanas: 1 a 0 na Arena da Baixada e 2 a 1 no Defensores del Chaco.
O Athletico enfrenta os paraguaios na terceira rodada, prevista para 27 de abril, em Assunção, e na quinta rodada, prevista para 18 de maio, na Baixada.
Rodadas da fase de grupos:
1ª rodada: 06 de abril - Caracas x Athletico
2ª rodada: 13 de abril - Athletico x The Strongest
3ª rodada: 27 de abril - Libertad x Athletico
4ª rodada: 04 de maio - The Strongest x Athletico
5ª rodada: 18 de maio - Athletico x Libertad
6ª rodada: 25 de maio - Athletico x Caracas
Ebook grátis do Athletico! Basta deixar seu email para receber livro com mais de 50 fotos emocionantes do Furacão