“Menino da Vila”, 1,95m e rápido: quem é Kaique Rocha, nova aposta do Athletico
O Athletico confirmou nesta sexta-feira (3) o quarto reforço para a temporada. Trata-se do zagueiro Kaique Rocha, de 21 anos, revelado pelo Santos. O jogador pertencia à Sampdoria-ITA, com quem tinha vínculo até junho, e estava emprestado ao Internacional. Novo camisa 4, a nova aposta do Furacão assinou contrato definitivo até dezembro de 2026.
Kaique se junta ao atacante Luciano Arriagada e aos laterais Fernando e Madson, também contratados pelo clube, e terá a concorrência de Thiago Heleno, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Zé Ivaldo no Furacão.
“O Athletico é um clube gigante, que vem conquistando títulos importantes e chegando à decisão de várias competições. Vejo um projeto muito bom aqui. Vivi na Itália. E o Athletico é um clube de uma grande estrutura, equivalente à dos clubes europeus. Tenho ambição de ganhar títulos aqui, de poder colocar meu nome na história do clube”, disse ao site oficial.
O UmDois Esportes traz mais sobre a carreira, trajetória e números do jogador!
Trajetória
Paulista de Taboão da Serra, Kaique Rocha Lima começou nas categorias de base do São Paulo, mas acabou sendo dispensado pelo Tricolor aos 12 anos. De volta à cidade natal, entrou na escolinha “Meninos da Vila” e não demorou muito para fazer uma avaliação no Peixe e ser prontamente aprovado.
Quem lembra do início do jogador é Luciano Santos, que conviveu com Kaique durante seis anos na base do Santos. Atualmente auxiliar de Elano na Ferroviária, Luciano relembra o processo de maturação do zagueiro na equipe paulista.
“Ele fez uma avaliação comigo e, depois de dez minutos de treino, eu já tinha aprovado. Vi que ele precisava trabalhar algumas coisas, como equilíbrio e mobilidade, mas tinha muito potencial, rápido e com boa técnica”, disse em entrevista ao UmDois Esportes.
+ Confira a tabela do Campeonato Paranaense 2023
Kaique é da mesma geração que Rodrygo, destaque do Real Madrid, além de outros nomes como Yuri Alberto, Kaio Jorge e Marcos Leonardo, jogadores que contribuíram para a evolução do zagueiro. Ao todo, o jogador ficou no Santos desde o sub-13 até o profissional - conquistou o Paulista sub-13 (2014) e a Copa Zico sub-15 (2016).
“Os atacantes que ele tinha que marcar eram Rodrygo, Yuri (Alberto) e outros, então, ele precisava ser rápido. E isso o forçou a elevar o nível, de ser rápido e reagir. Além disso, um dos fatores preponderantes para eu ficar com ele foi o poder de decisão. Ele é muito corajoso, não tem medo de jogar ou tomar decisões. Sempre foi muito regular. Fora de campo brincalhão, mas dentro muito sério e bastante competitivo”, destaca o treinador.
Passagem por seleção e vendido à Sampdoria
Kaique tem no currículo convocações para as seleções de base do Brasil (sub-15, sub-17 e sub-20) e foi promovido ao profissional do Santos em 2018, com o técnico Cuca, depois de se destacar na Copinha. Com 16 anos, ele assinou seu primeiro contrato profissional. Aos 18, foi vendido pelo Peixe à Sampdoria-ITA por 1,25 milhões de euros - 5,7 milhões de reais na época, em setembro de 2019. Na transação, o Peixe manteve 15% dos direitos do atleta, que assinou um contrato de cinco anos com o time italiano, até junho de 2024. O vínculo já foi rescindido.
No time italiano, o zagueiro alternou entre o time sub-19, onde participou de 17 jogos e anotou dois gols, com o grupo principal. Em 2020, ele estreou na equipe de cima durante a Copa Itália, mas não teve oportunidades - disputou apenas um jogo, além de outros três amistosos.
Sem ser aproveitado, foi emprestado ao Internacional, onde chegou em 2021. Mas também não conseguiu se firmar. Entre 2021 e 2022 disputou 23 jogos, sendo a quarta opção na zaga de Mano Menezes. Sem oportunidades, pediu para rescindir e fechou com o Athletico.
“Entendo como algo natural que na posição dele os clubes priorizem jogadores mais experientes, mas ele é um cara que, pela vivência de ter jogado na Itália, de ter adquirido experiência e rodagem, além dessa passagem pelo Inter, fez ele evoluir e amadurecer. Foi um menino com ótimas atuações, sempre fez bons jogos. Sempre apostei nele”, aponta Luciano Santos.
Zagueiro “artilheiro”
Além da rapidez, Kaique também chama a atenção pela estatura, de 1.95m, e também pelo “faro artilheiro”. Nas categorias de base do Santos, ele acumulou 19 gols. O ex-treinador destaca suas principais qualidades.
“No Santos a gente gostava do jogo de posse, de construção, e ele sempre teve muita técnica. Tínhamos as trocas de posição, e quando ele saía da defesa e rompia as linhas do meio, tinha liberdade para atacar. Se você ver o histórico dele na base tem bastante gols. Era um zagueiro que sempre aparecia com qualidade e poder de decisão com a bola. É um cara que entende muito o jogo”, detalha.
No novo clube, Kaique terá a concorrência de Thiago Heleno, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Zé Ivaldo.
“Ele tem uma estatura grande, mas é um zagueiro rápido para jogar com as linhas altas, recompõe bem e ajuda principalmente nas bolas aéreas. Ele evoluiu bastante e tenho certeza de que vai ajudar muito o Athletico”, disse Luciano.
Ficha técnica
Nome completo: Kaique Rocha Lima
Nascimento: 28/02/2001
Posição: zagueiro
Altura: 1.95m
Carreira: Santos, Sampdoria e Internacional.