Mazzuco comemora retorno à cidade e chegada ao Athletico
O Athletico oficializou nesta segunda-feira (25) o seu novo diretor de futebol, André Mazzuco. Curitibano, ele volta à terra natal para gerir o futebol do Furacão no ano do centenário.
"O Athletico hoje é uma ambição para qualquer profissional do futebol brasileiro. É um clube que certamente tem a melhor estrutura do país, evoluiu demais em todos os aspectos, estrutura, mentalidade e tamanho. É um privilégio estar aqui no ano do centenário", afirmou o diretor.
Mazzuco estava no Botafogo antes de chegar ao Rubro-negro e gerenciou grande parte da campanha do Alvinegro em 2023.
No Athletico, ele vai trabalhar sob o comando do CEO Alexandre Leitão e do presidente Mario Celso Petraglia, gerenciando o futebol como um todo, tanto base como feminino e profissional.
"A minha função é estar a frente do departamento de futebol como um todo, seja principal, base ou feminino. É uma função estratégica e ao mesmo tempo executiva porque as decisões passam por nós", explicou Mazzuco.
Retorno à cidade onde iniciou
Mazzuco iniciou a trajetória no futebol no Paraná Clube, como preparador físico. Depois da passagem pelo Tricolor, decidiu ocupar a área mais executiva no futebol e se especializou fora do país.
O primeiro cargo de direção foi no rival Coritiba, quando Mazzuco foi diretor das categorias de base do Alviverde. No clube, ficou por cinco anos e em 2015 foi para o Bragantino.
De lá para cá, foram oito anos fora de casa com passagens por diversos clubes como Cruzeiro, Vasco, Santos, além do Botafogo. Mazzuco também teve outra passagem pelo Paraná Clube entre 2018 e 2019.
"Na função que escolhi, você tem que entender o mercado, entender como funcionam os clubes, dar essa navegada. Até para ter um nível de exigência e avaliação que condiz com o que os outros clubes tem praticado. Isso nos dá perspectivas e visão melhor", afirmou o dirigente.
"O Athletico é referência na gestão do futebol, organização, estruturação e ideais. Então coincide com meu momento de vida, de ter me preparado para isso", completou.
Centenário
O Athletico completa 100 anos nesta terça-feira (26). O clube e a torcida prepararam diversas comemorações para o centenário. Para Mazzuco, é importante que o Furacão se mantenha próximo ao torcedor.
"Profissionalmente era um objetivo meu poder voltar e me juntar ao Athletico neste momento. Dentro de um ano tão especial, o Athletico precisa manter esse crescimento, estar mais próximo do seu torcedor e proporcionar um ambiente cada vez mais vencedor", disse.
"São momentos especiais que o clube já passou na sua história e acredito que está cada vez mais próximo de se repetir. Pelo trabalho, profissionais e maestria do presidente na condução desse projeto. Como clube a tendência é o Athletico estar em evidência no cenário nacional e mundial", completou o executivo.