Mastriani iguala marca como maior artilheiro da história da Sul-Americana
O uruguaio Gonzalo Mastriani, do Athletico, marcou na vitória sobre o Belgrano e chegou aos 19 gols na história da Copa Sul-Americana, igualando a marca do centroavante Hernán Barcos.
O argentino está no Alianza Lima, do Peru, que não está na disputa desta edição da Sula. Ou seja, o atacante do Furacão pode se tornar o maior goleador da competição ainda neste ano.
"Obviamente que chegar nessa marca é histórica para mim, pessoalmente, é uma marca de orgulho. Estou muito feliz e espero continuar dessa forma", disse Mastriani, em entrevista para a Paramount+ logo após o apito final.
Apesar da marca histórica, Mastriani ainda quis ressaltar a força do elenco do Athletico. O time se superou fisicamente após a expulsão do lateral Lucas Esquivel. Mesmo com um homem a menos, o Furacão não sofreu chances claras de perigo e saiu vitorioso no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba.
"Feliz principalmente pela vitória e a classificação, que era muito importante para nós. Fizemos uma grande partida com um jogador a menos. Ganhamos porque somos uma equipe, um grupo que está muito unido. Desde a expulsão, a equipe fez um trabalho físico incrível, todo mundo se entregou. Tivemos chances de gol, as aproveitamos, fomos efetivos e creio que dominamos grande parte da partida", analisou Mastriani.
Classificado para as quartas de final, o Athletico vai enfrentar pela primeira vez na história o Racing Club, outro time da Argentina. As datas e horários do confronto serão confirmados pela Conmebol.
Outro destaque do duelo entre Athletico e Racing será entre os atacantes. Mastriani é o vice-artilheiro desta edição da Sula, com sete gols. Ele está atrás somente do atacante Adrián Martínez, que está no Racing.
Antes disso, no entanto, o Furacão visita o Vasco da Gama pela 24ª rodada do Brasileirão 2024. O duelo acontece na próxima segunda-feira (26), às 21h, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Os maiores artilheiros da história da Sul-Americana
Disputada desde 2002, a Copa Sul-Americana é a segunda competição mais importante do continente, atrás da Libertadores da América. Confira a lista dos maiores goleadores da Sula:
1 - Hernán Barcos e Gonzalo Mastriani: 19 gols
O veterano atacante argentino, Hernán Barcos, é o atual líder em gols na história da Copa Su-Americana, com 19 tentos marcados três clubes diferentes. O jogador de 40 anos atualmente defende o Alianza Lima, do Peru.
Já o atacante Gonzalo Mastriani é o vice-artilheiro desta edição da Sul-Americana. São sete gols em 10 jogos no torneio continental. Além disso, Mastriani é o principal goleador do Athletico nesta temporada, com 16 gols em 35 jogos.
3 - Miller Bolaños: 16 gols
4 - Rodrigo López: 16 gols
5 - Bernardo Cuesta: 15 gols
6 - Silvio Romero: 15 gols
7 - Nicolás Fernández: 15 gols
8 - Miguel Borja: 15 gols
9 - José Sand (aposentado): 14 gols
10 - Rafael Moura (aposentado): 14 gols