Ligga Arena: Athletico anuncia venda dos naming rights da Baixada
O Athletico confirmou nesta quinta-feira (22), em coletiva de imprensa, a venda dos naming rights da Arena da Baixada para a empresa Ligga Telecom. Agora, o estádio passa a ser tratado pelo clube como Ligga Arena.
"Uma empresa paranaense que combina com os quatro ventos do Furacão, a Ligga Arena. Aqui pulsará o coração atleticano em dia de jogos do Athletico. Pulsará o coração dos paranaenses nos eventos internacionais", disse Aguinaldo Coelho, presidente em exercício do Furacão.
"É um acordo que transcende qualquer clubismo, algo sem precedente na América Latina", comentou o CEO da Ligga, Adeodato Volpi Netto.
Os valores do negócio não foram revelados oficialmente, mas o UmDois Esportes adiantou que o acordo é de R$ 200 milhões por 15 anos de contrato. A quantia representa R$ 13,3 milhões por temporada, o que coloca a casa atleticana no top 3 do país no quesito.
No Brasil, somente Corinthians e Palmeiras têm acordos mais vantajosos pela cessão da nomenclatura de suas casas.
Inaugurada em 2020, a Neo Química Arena dará R$ 300 milhões ao Timão em um contrato de 20 anos. Quantia e tempo idênticos ao que o Palmeiras negociou em 2013, antes mesmo da inauguração do Allianz Parque.
Athletico pioneiro
Esta não é a primeira vez que a Arena da Baixada recebe outro nome por causa de uma negociação comercial.
Entre 2005 e 2008, o estádio atleticano foi rebatizado de Kyocera Arena, em acordo com a firma de tecnologia japonesa Kyocera. Foi o primeiro caso de naming rights do futebol brasileiro.
Na época, o clube recebeu cerca de US$ 1 milhão por temporada, mas decidiu não renovar o contrato pois buscava valorização de seu ativo. A demora levou 15 anos, mas o Furacão finalmente concluiu outro negócio para gerar uma receita significativa com sua casa.
Quem é a Ligga?
Também patrocinadora do Furacão, a Ligga Telecom é a antiga Copel Telecom, adquirida pelo Fundo Bordeaux, em novembro 2020. Na época da compra, a empresa tinha a obrigação de mudança de nome até 2022.
Renomear o estádio atleticano, então, funciona como uma das estratégias para expandir a marca e também ajudar na fixação junto ao público.
O Bordeaux é comandado pelo investidor Nelson Tanure, nome forte do mercado de investimentos, e conta ainda com a consultoria do ex-ministro das Telecomunicações Hélio Costa, que esteve à frente da pasta entre 2005 e 2010, anos de governo Lula.
A Copel Telecom foi arrematada em leilão por R$ 2,395 bilhões. Contudo, o controle total da empresa passou ao fundo de investimento apenas no último mês de agosto de 2021.