Torcida modesta e relação com a Conmebol: qual o tamanho do Libertad no Paraguai?

Torcida do Libertad.

Pela sétima vez na história da Libertadores, Libertad e Athletico se enfrentam. Nesta quinta-feira (4), a partir das 21h (horário de Brasília), no Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, as equipes se reencontram em duelo válido pela terceira rodada do Grupo G da competição internacional.

continua após a publicidade

O Furacão tem sido presença constante nas últimas edições da Libertadores e o mesmo pode ser dito sobre os seus rivais. O Libertad tem sido considerado o principal clube paraguaio dos últimos anos, faturando o campeonato nacional e também sendo “figurinha carimbada” na Libertadores.

+ Libertad x Athletico: Escalações prováveis, como assistir e horário

Na temporada atual, o clube caminha a passos largos para novamente erguer a taça do Apertura, o campeonato nacional do Paraguai. Apesar do bom momento, o Gumarelo, como é conhecido, não possui um grande suporte dos torcedores locais. É comum ver os estádios Nicolás Leoz e Defensores del Chaco, as “canchas” em que o clube manda os seus jogos, praticamente vazios.

“O Libertad tem uma torcida muito apaixonada, somos muitos, mas normalmente os torcedores comparecem somente nas partidas mais decisivas. Esse é o principal problema da nossa torcida”, destaca o torcedor Guille Morán.

continua após a publicidade

+ Confira a tabela completa da Libertadores

Guille Moran (de boné).

Para a torcedora Patricia Guma, o grande problema está na segurança dos estádios paraguaios. “Ultimamente as brigas de grupos maiores de torcidas têm se tornado constantes. Tem sido muito inseguro ir aos estádios”, lamenta.

À frente dos seus rivais, o Libertad, entretanto, é somente a terceira maior força do Paraguai, atrás de Olímpia e Cerro Porteño.

Torcedores pregam respeito ao “Paranaense”

“El Paranaense”, como o Athletico é conhecido nos outros países da América do Sul, tem sido um dos grandes rivais do Libertad na Libertadores. Foram seis partidas disputadas, com quatro vitórias do Furacão, um empate e uma vitória do Gumarelo.

continua após a publicidade

Por conta do bom retrospecto rubro-negro, os torcedores paraguaios pregam respeito ao rival. “O jogo desta quinta será difícil, respeitando o rival que já enfrentamos em outra ocasião, mas o Libertad deve sair para vencer o jogo. Estamos todos ansiosos”, diz Patricia.

“Vai ser uma partida muito complicada, nós respeitamos muito o Paranaense. Será duro. Nós começamos bem a Libertadores, mas relaxamos na segunda partida. Penso que tem sido difícil jogar a Libertadores e o Apertura com a mesma intensidade. São quase os mesmos jogadores atuando nos dois campeonatos”, conclui Guille, ressaltando a liderança do clube no torneio nacional.

Torcedor ilustre do Libertad

Um dos principais dirigentes esportivos da história do Paraguai, Nicolás Leoz era torcedor fanático pelo Libertad, chegando a ser mandatário do clube em duas oportunidades, nas décadas de 60 e 70.

Por quase 30 anos, o cartola foi presidente da Conmebol, principal entidade do futebol sul-americano. O seu nome, entretanto, esteve marcado em diversos casos de corrupção, extorsão e conspiração, chegando a ser procurado pela Interpol. O dirigente passou os últimos anos de sua vida em prisão domiciliar graças a recursos judiciais.

Leoz faleceu em 28 de agosto de 2019, aos 90 anos de idade, por conta de um infarto.

Exit mobile version