Recopa

“Lei do ex?” Quem levará a melhor em Athletico x Palmeiras?

A famosa “lei do ex” pode entrar em ação em Athletico x Palmeiras pela Recopa. Dos dois lados, jogadores podem ser decisivos e fazerem história contra o antigo clube – onde também ficaram marcados.

continua após a publicidade

Thiago Heleno, Carlos Eduardo e Matheus Fernandes passaram pelo Alviverde e hoje estão no Furacão. Fora de campo, Alberto Valentim e Alexandre Mattos também foram importantes para o clube paulista e agora tentam buscar novas conquistas pelo Rubro-Negro.

Do outro lado, Weverton, Raphael Veiga e Rony são alguns nomes do Verdão que fizeram história com a camisa rubro-negra.

As equipes começam a busca pelo título inédito nesta quarta-feira (23), às 21h30, na Arena da Baixada. A partida de volta será na próxima quarta-feira (2), às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo.

continua após a publicidade

Thiago Heleno

Gol de Thiago Heleno na final da Copa do Brasil 2012

No Furacão desde 2016, o General é ídolo da torcida e considerado um dos maiores zagueiros da história do clube. Ele está na lista dos maiores campeões do clube, com cinco títulos e perto de alcançar o sexto. Mas ele também fez história pelo Palmeiras.

Thiago Heleno era o homem de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, na campanha que levou o time ao título da Copa do Brasil de 2012, conquistada justamente contra o rival Coritiba em pleno Couto Pereira. Depois de levantar a taça na época, o zagueiro vestiu uma cabeça de porco e provocou o Coxa: “Porco come Coxa. Lugar de Coxa é na cozinha”, disse.

Carlos Eduardo e Matheus Fernandes

Dois nomes que foram destaques em clubes antes de chegar ao Palmeiras, mas não conseguiram repetir as atuações no Alviverde. Carlos Eduardo fez ótimas campanhas quando surgiu no Goiás, foi vendido ao Pyramids e, no fim de 2018, comprado pelo Palmeiras por R$ 25 milhões pelo hoje dirigente do Furacão, Alexandre Mattos. A contratação foi considerada um fracasso e pivô de uma crise depois que o jogador não engrenou no clube.

continua após a publicidade

No Athletico, o atacante chegou por empréstimo em 2020. Na negociação, o Furacão teve de comprar 20% dos direitos econômicos do atleta, pagando uma porcentagem do que o Palmeiras pagou ao Pyramids na época, para ter um empréstimo de três anos. Cadu nunca agradou a torcida atleticana.

Matheus Fernandes, por sua vez, chegou ao Athletico nesta temporada por empréstimo. Ele já atuou em dois jogos pelo Paranaense e tem agradado a torcida. Sem restrição contratual, o volante está liberado para jogar a Recopa. Mesmo sem grande destaque no Palmeiras, depois de ter sido comprado do Botafogo, Matheus Fernandes ficou marcado pela grande venda que o time paulista conseguiu. Em 2020, o volante foi vendido ao Barcelona por 7 milhões de euros.

Alberto Valentim e Alexandre Mattos – nos bastidores

Nos bastidores, o Athletico também tem dois aliados: o técnico Alberto Valentim e o dirigente Alexandre Mattos. De 2014 a 2016, Valentim foi auxiliar técnico de Cuca no Verdão, onde foi campeão Brasileiro. Em 2017, depois de passar pelo Red Bull Brasil, voltou ao Palmeiras como auxiliar e chegou a comandar o time na reta final do Brasileirão, depois da saída de Cuca. Hoje, é técnico do Furacão e já conquistou um título: a Sul-Americana 2021.

Dirigente marcante da história do Palmeiras, Mattos fez uma reformulação interna e contribuiu para que as categorias de base do clube se tornassem referência. Esteve envolvido em várias polêmicas, principalmente em contratações. Chegou ao Furacão neste ano e já promoveu uma mudança nos departamentos. Paulo Autuori, Ricardo Gomes e James Freitas deixaram o clube depois de sua chegada. Mattos também trouxe o novo treinador do time de aspirantes: Wesley Carvalho, que era do Verdão.

Weverton

Foi pelo Furacão que Weverton ganhou evidência no futebol nacional. Foram mais de 300 jogos em seis temporadas (de 2012 a 2017). Com convocações à seleção brasileira e o título olímpico, despertou o interesse do Palmeiras, que o comprou em 2018 por R$ 2 milhões. Desde então, é o titular da meta Alviverde e já se tornou ídolo depois de ajudar o clube a conquistar tantos títulos.

Raphael Veiga e Rony

Raphael Veiga e Rony foram nomes importantes para o Athletico naquela conquista da Sul-Americana 2018. O meia veio por empréstimo ao Furacão em 2018 e ganhou a torcida. Depois, voltou ao clube paulista onde começou a conquistar tudo.

Já Rony chegou ao Athletico também em 2018 depois de atuar pelo Albirex Nagata, do Japão. A velocidade e as cambalhotas após os gols são marcas registradas desde então. Chama títulos, conquistou a Sul-Americana 2018, Levain Cup 2019 e a Copa do Brasil 2019. Protagonista, foi contrato pelo Palmeiras em 2020 por 6 milhões de euros. Desde então, também ajudou o Palmeiras na Copa do Brasil 2020 e nas duas Libertadores 2020 e 2021.

Breno Lopes

Herói improvável do Palmeiras na final da Libertadores 2020. Foi dele o gol no último minuto de jogo, com passe de Rony, que deu o título ao Alviverde. Breno Lopes teve uma passagem apagada pelo Athletico em 2020, quando atuou emprestado pelo Juventude.

Exit mobile version