Lanterna do returno, Athletico encara dois confrontos diretos após Data Fifa
Pior time do returno do Brasileirão, o Athletico encara dois confrontos diretos logo após a Data Fifa em busca de se afastar da zona de rebaixamento. O Furacão enfrenta os também ameaçados Corinthians (18º colocado) e Fluminense (16º).
O duelo contra o Timão será na quinta-feira (17), às 20h, na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 30ª rodada. Na sequência, pega o Flu na terça-feira (22), às 19h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida atrasada da 17ª rodada.
O elenco do Furacão voltou aos treinos nesta terça-feira (8), depois de dois dias de folga. Lucho González terá 10 dias para preparar a equipe, que não contará o lateral-direito Madson e zagueiro Kaique Rocha, ambos suspensos.
+ Siga o UmDois no Threads e no BlueSky
Furacão é lanterna do returno e vive bipolaridade em jogos como mandante e visitante
O Athletico está na 15ª posição, com 31 pontos, a dois do Vitória, equipe que abre a ZR. A derrocada do Furacão no Brasileirão se dá, principalmente, pela campanha feita no returno.
Após a 19ª rodada (com dois jogos a menos), o Rubro-Negro estava na 10ª posição, com 25 pontos conquistados no primeiro turno. Desde então, a equipe só conquistou uma vitória (contra o Cuiabá por 2 a 1, fora de casa), tem outros três empates e seis derrotas. Ou seja, somou apenas seis pontos. A campanha é a pior dentre os 20 clubes neste returno.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão 2024
O que mais tem complicado o Athletico nesta Série A são os jogos na Ligga Arena. O clube faz sua pior temporada da história dentro de casa. Nesta edição, o Furacão tem apenas a 18ª campanha como mandante, com 15 pontos, sendo quatro vitórias, três empates e seis derrotas, com aproveitamento de 38,4%.
A última vitória na Ligga Arena no campeonato foi diante do Criciúma por 3 a 1, pela oitava rodada, no dia 13 de junho. Ou seja, o time vem de nove jogos sem vitória em casa e vai completar quatro meses de jejum.
Por outro lado, o Athletico tem a quinta melhor campanha como visitante. Em 14 partidas, são 16 pontos conquistados, com quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas, para um aproveitamento de 38,1%.
E é nesta boa fase fora de casa, principalmente, que a equipe se apega para pontuar nos dois confrontos diretos dos próximos jogos. Mas, para evitar o rebaixamento, o Furacão precisará melhorar o aproveitamento como mandante e, claro, vencer os demais concorrentes diretos, como Vitória, Atlético-GO e Bragantino.
Para atingir o número mágico de permanência (45 pontos), o Athletico vai precisar de mais 14 pontos. Para isso, precisa então de quatro vitórias e dois empates em 11 jogos (são seis como mandante e quatro como visitante).
Lista de jogos que ainda faltam para o Athletico no Brasileirão 2024
- Corinthians x Athletico - Brasileirão - 17/10 (quinta-feira), às 20h - Neo Química Arena, em São Paulo
- Fluminense x Athletico - Brasileirão - 22/10 (terça), às 19h30 - Maracanã, no Rio de Janeiro (jogo atrasado)
- Athletico x Cruzeiro - Brasileirão - 26/10 (sábado), às 18h30 - Ligga Arena, em Curitiba
- Athletico x Vitória - Brasileirão - sem data
- São Paulo x Athletico - Brasileirão - sem data
- Athletico x Atlético-GO - Brasileirão - sem data
- Bahia x Athletico - Brasileirão - sem data
- Athletico x Fluminense - Brasileirão - sem data
- Athletico x Bragantino - Brasileirão - sem data
- Atlético-MG x Athletico - Brasileirão - sem data
- Athletico x Atlético-MG - Brasileirão - 19ª rodada - sem data (jogo atrasado)