Justiça proíbe torcidas organizadas de Athletico e Paraná Clube dos estádios

Depois de um pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Justiça proibiu três torcidas organizadas, duas do Athletico e uma do Paraná Clube, de frequentarem os estádios de futebol paranaenses.
A ação foi ajuizada após atos de violência que envolveram as três agremiações em janeiro deste ano. A Justiça definiu um ano e três meses para a torcida Os Fanáticos, do Furacão, e em um ano para as outras duas, Os Palhaços (também do Furacão) e Fúria Independente (do Tricolor). Ainda cabe recurso.
Segundo comunicado do MP-PR, a medida atinge as instituições como pessoas jurídicas e também seus integrantes identificados ou que vierem a ser identificados como participantes dos atos ilícitos ocorridos em janeiro.
A torcida Os Fanáticos, por conta de atos ilícitos praticados durante o clássico com o Coritiba, no Couto Pereira, no 25 de janeiro de 2025, também está proibida de frequentar eventos esportivos em território nacional. O grupo rubro-negro "ainda deverá, no prazo de dez dias, apresentar a lista completa com os dados dos seus associados, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento".
Para as três torcidas suspensas, o Judiciário definiu que elas não poderão usar qualquer elementos referentes aos seus grupos, como uniformes, faixas, instrumentos musicais e cânticos. O descumprimento vai ocasionar multa de R$ 100 mil, a ser cobrada das organizadas e de seus dirigentes e membros.