Análise

Jovem time do Athletico larga com triunfo sobre um Paraná que precisará evoluir

Por
Francielly Azevedo, especial para o UmDois
23/01/2022 21:43 - Atualizado: 04/10/2023 17:02
Rômulo celebra na Baixada
Rômulo celebra na Baixada | Foto: Atila Alberti/UmDois Esportes

Sob os 33ºC feitos em Curitiba na tarde deste domingo (23), o Athletico contou com um gol nos instantes finais para bater o Paraná na estreia do Campeonato Paranaense 2022.

O tento oportunista do jovem atacante rubro-negro Rômulo, após receber cruzamento da direta do atacante Julimar, transformou o desfecho de um clássico morno que vinha sendo marcado pela escassez de maiores oportunidades de ambos os lados.

Confira a tabela do Campeonato Paranaense

No primeiro tempo, uma chance para cada lado. No Tricolor, Pablo Thomaz recebeu sobra dentro da área, mas, disperso, foi pego de surpresa pelo adversário e não conseguiu finalizar bem. O jogador ex-Coritiba, por sinal, foi um dos destaques negativos pelo lado paranista na estreia.

Enquanto no Furacão, Reinaldo recebeu de Rômulo e chutou forte. O goleiro Gabriel Leite defendeu no reflexo e bola terminou na trave. Intervenção importante do goleiro paranista que, no entanto, demonstrou instabilidade e cometeu erros durante a partida.

No segundo tempo, o Athletico voltou melhor e arriscou algumas vezes. Instantes antes do gol da vitória, Julimar recebeu livre na área, pela direita, bateu cruzado, mas Rômulo chegou atrasado.

Instantes depois, novamente a dupla causou perigo, que dessa vez se provaria fatal: Rômulo recebeu cruzamento de Julimar e mandou para o fundo das redes, com um desvio repleto de oportunismo, batendo o goleiro Gabriel Leite e cravando o triunfo do time do técnico James Freitas.

A vitória será importantíssima para a jovem equipe rubro-negra ganhar confiança na sequência da disputa.

Os nomes de Athletico x Paraná

No Athletico, a dupla Rômulo e Julimar deu trabalho no ataque, criando boa parte das jogadas ofensivas. A receita deu certo e o camisa 9 garantiu o gol da vitória.

Enquanto o primeiro começou como titular e exibiu oportunismo no final da partida, o segundo entrou na etapa final e criou as principais oportunidades rubro-negras. Foi coroado com a assistência para o gol.

O recém-contratado volante Pablo Siles, 24 anos, que deve compor o elenco principal do Furacão, foi o ponto de equilíbrio do time. Mais experiente que os companheiros, teve atuação discreta, mas sólida, e provou que deve ser um dos nomes mais importantes do jovem elenco rubro-negro no Estadual.

O uruguaio provou ser capaz de impor tranquilidade em campo, especialmente diante de um elenco atleticano que mostrou nervosismo em momentos decisivos. O zagueiro Matheus Felipe, ex-CSA, também esteve sólido, enquanto o meia Jader também teve momentos positivos.

Pelo lado do Paraná Clube, o goleiro Gabriel Leite fez defesas importantes e poderia ter sido o destaque da equipe. No entanto, o arqueiro errou algumas saídas de bola atrapalhado com os pés e gerou certa instabilidade nos companheiros.

Já os volantes Moisés Gaúcho e Vinícius Kiss provaram que devem ser decisivos para a espinha dorsal paranista.

Mas, no geral, individualmente, o Paraná teve dificuldades técnicas para decidir a partida contra um elenco consideravelmente menos experiente. No setor ofensivo, em especial, a equipe expôs uma aguda carência.

Simbolizando a ineficácia do ataque tricolor, o atacante paranista Luis Felipe permaneceu em campo durante 12 minutos. O jogador entrou no segundo tempo, levou um cartão amarelo logo de cara e foi substituído pelo técnico Jorge Ferreira.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PARANAENSE
1ª rodada
23/01/2022

Athletico 1x0 Paraná Clube

Athletico: Anderson; Matheus Felipe, Luan Patrick e Lucas Fasson; Leonardo Ataíde (Julimar), Pablo Siles, Juninho (Davi Araújo) e Vinicius Kauê (Pedrinho); Jader (Daniel Cruz), Reinaldo (João Pedro) e Rômulo. Técnico: James Freitas

Paraná Clube: Gabriel Leite; André Krobel, Franklin, Luan e Juninho; Moisés Gaúcho, Vinícius Kiss, Gabriel Correia (Luis Felipe - Edson Junior), Brener (Thalysson Lalau) e Everton Brito; Pablo Thomaz (Ruan). Técnico: Jorge Ferreira

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Murilo Ugolini Klein
Assistentes: Flavio Augusto Alves e Fernando Cesar Tobias
Gol: Rômulo, aos 51 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Anderson (CAP), Leonardo Ataíde (CAP), André Krobel (PRC), Pedrinho (CAP), Luis Felipe (PRC), Pablo Siles (CAP)

Veja também:
Cartola: Dicas para pontuação e mais escalados da 35ª rodada
Cartola: Dicas para pontuação e mais escalados da 35ª rodada
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Embalado por SAF, clube paranaense contrata atacante japonês
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Conheça os brasileiros que vão lutar no UFC China
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
Paraná Clube apresenta pacotão de reforços para 2025
+ Notícias sobre Athletico
Zagueiro "prodígio" ex-Corinthians supera drama e se consolida como titular
Athletico

Zagueiro "prodígio" ex-Corinthians supera drama e se consolida como titular

Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão
Embalado!

Jogador diz que Athletico pode sonhar com "coisas maiores" no Brasileirão

Torcida do Athletico perde a paciência com polêmico reforço estrangeiro
Irritação

Torcida do Athletico perde a paciência com polêmico reforço estrangeiro

Jovem time do Athletico larga com triunfo sobre u...