Petraglia é tema de podcast que documenta feitos e polêmicas do dirigente no Athletico
"Não, não quero. Não brinque com minha imagem". Foi a última mensagem enviada por Mario Celso Petraglia, 79 anos, via WhatApp ao advogado e jornalista curitibano Filipe Andretta, no início de fevereiro.
A resposta enfática se refere a mais um pedido de entrevista para o documentário em formato de podcast "Senhor da Razão?", cujo lançamento acontece nesta quarta-feira (17), com a publicação de dois dos seis episódios programados do projeto.
Ouça o teaser do podcast:
Independente e não-autorizado, o perfil explora diversas facetas do maior presidente da história do Athletico, mas não se limita ao dirigente de futebol. O bem-sucedido empresário e a influente figura dos bastidores da política paranaense são indissociáveis para a construção do quebra-cabeças do filho de uruguaios nascido na gaúcha Cruzeiro do Sul, em 1944.
Petraglia, um personagem complexo
"A gente tenta explicar o Petraglia com a complexidade que se exige, resgatando algumas coisas que são pouco conhecidas, principalmente do público mais jovem", explica Andretta, torcedor atleticano que cresceu a três quadras do estádio Joaquim Américo Guimarães.
"Nasci em 1990, o Petraglia assumiu o Athletico em 1995, e eu cresci circulando pelas as obras da Baixada. Não lembro quando ouvi o nome dele pela primeira vez, mas desde que passei a frequentar o estádio, ele sempre foi o presidente de fato", complementa o jornalista.
Logo na abertura, Andretta faz um aviso sobre o perfil do podcast: tanto "petralhistas" fervorosos quanto haters vão se decepcionar. Na visão do autor, Mario Celso tem coisas muito positivas, mas ao mesmo tempo também mostra um lado obscuro de difícil compreensão, como sua relação de amor e ódio com a torcida atleticana.
"E para mim é isso que faz sentido no documentário", exalta o jornalista, que abriu uma campanha de financiamento coletivo para o projeto, tratado como pessoal e feito quase que individualmente, com pontual ajuda de amigos.
Senhor da Razão? poderia ser também um livro sobre Petraglia (o que não é descartado para o futuro), mas as frases históricas do dirigente, e as entrevistas feitas ao longo de dois anos de pesquisa, certamente são um diferencial do projeto.
"O podcast têm áudios riquíssimos, também entrevistas legais que consegui. Tem muito material muito bom documentado na imprensa paranaense, com áudios que rendem muito. E escutar a história do Petraglia é muito interessante", conclui Andretta, que imagina que pode atingir um público ainda mais jovem e que conhece ainda menos sobre um dos personagens mais influentes do estado e do futebol brasileiro.