Quais jogadores do Athletico têm contrato até o fim do ano?
Com postura tímida na janela de transferências até o momento, o Athletico pode ver a principal peça do elenco acertar pré-contrato com outro clube. O volante Fernandinho, segundo jogador que mais participou de gols neste ano, tem vínculo até dezembro de 2024.
Isso significa que ele está liberado para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, conforme prevê o regulamento do futebol brasileiro. Quem também estava nessa situação era o zagueiro Thiago Heleno, que teve a renovação confirmada nesta semana.
A expectativa é que o vínculo de Fernandinho também seja estendido. Vale lembrar que, no ano passado, o ídolo rubro-negro acertou a renovação somente em novembro. Apesar da possibilidade de saída, o carinho do atleta de 39 anos pelo Furacão deve pesar. Revelado no clube, o jogador ignorou o assédio de outros clubes e optou por jogar no Athletico após 17 temporadas no futebol europeu.
O lateral-direito Madson também tem contrato até o fim de 2024. O jogador de 32 anos completou 100 jogos com a camisa rubro-negra na derrota para o Bahia. Após a passagem marcada pelo título da Copa do Brasil, quando foi emprestado pelo Grêmio ao Athletico, em 2019, ele foi contratado sem custo no início de 2023 em acordo válido até o fim deste ano.
Nesta temporada, o jogador tem revezado a titularidade do setor com o argento Leo Godoy. Após mais participações durante a campanha do título do Estadual, Madson é usado em situações que o Furacão quer explorar maior ofensividade pelo lado do campo.
O zagueiro Luan Patrick, que está afastado do time principal, deve sair ainda nesta janela de transferências. Ele chegou a atuar, sob comando de Juan Carlos Osorio, durante o Estadual, mas, sem acordo para renovação, não é mais relacionado desde março.
Emprestados têm futuro indefinido no Athletico
Os volantes Gabriel e Zé Vitor, emprestados por Internacional e Maringá FC, respectivamente, devem ser avaliados ao fim da temporada.
Gabriel tem tido sequência em campo nos últimos dois jogos - foi titular na vitória, fora de casa, sobre o Atlético-GO e na derrota para o Bahia. Já Zé Vitor chegou após o Estadual e estava sendo mais aproveitado com Cuca, mas não ainda não convenceu dentro de campo e perdeu espaço com o interino Juca Antonello.
Quem tem mais chances de ficar é Nikão. O meia de 31 anos é o quarto jogador com mais jogos pelo Athletico (323 partidas) e está emprestado pelo São Paulo. No entanto, o vínculo do jogador com o clube paulista vai até o fim deste ano. Ou seja, o Athletico não precisaria gastar nada pela chegada em definitivo do atleta, o que pode facilitar a permanência de Nikão.
Atacante ex-Flamengo já deixou o Furacão
Outro jogador que teria contrato até o fim do ano seria o atacante Petterson, que estava emprestado pelo Flamengo ao Furacão até o fim do ano. Os direitos econômicos foram fixados em três milhões de euros (cerca de R$ 17,2 milhões, na cotação atual), em janeiro.
No entanto, ele foi afastado do elenco principal do Furacão ainda em fevereiro, por ter perdido um horário de treinamento, e, mais de três meses depois, foi renegociado pelo clube carioca com o Estrela Amadora, de Portugal.
Jogadores do Athletico com contrato até o fim de 2024
- Luan Patrick, zagueiro (afastado)
- Madson, lateral-direito
- Fernandinho, volante
- Gabriel, volante (emprestado)
- Zé Vitor, volante (emprestado)
- Nikão, meia (emprestado)