Inspiração em De Bruyne e multa de R$ 333 milhões: promessa do Athletico marca primeiro gol no profissional
O meia João Cruz vem ganhando espaço no Athletico com o técnico Martín Varini. No segundo jogo como titular do time principal, o jogador de 18 anos marcou o primeiro gol rubro-negro no empate contra o Internacional, pela 22ª rodada do Brasileirão.
Mesmo sendo destro, o meia chegou na área adversária e aproveitou a sobra de bola. Ele bateu com o pé esquerdo e contou com um desvio para vencer o goleiro Rochet.
"Um sentimento de muito orgulho e muita honra. Venho buscando bastante esse primeiro gol porque é um sonho realizado. Estou no clube desde os 12 anos e poder fazer um gol importante, é uma sensação muito boa", disse ele.
O atleta tem se destacado nos treinos e está ganhando minutagem com a intenção de Varini em evitar desgaste. Erick e Fernandinho têm tido minutagem cronometra, enquanto Christian foi poupado e nem viajou ao Rio Grande do Sul. Além disso, ele aproveitou a brecha já que o volante Gabriel não poderia jogar contra o Inter, que o emprestou ao Rubro-Negro.
Jogador de Champions e inspiração em De Bruyne
Com multa rescisória de 60 milhões de euros, equivalente a R$ 333 milhões na cotação atual, João Cruz é uma das promessas das categorias de base do Athletico.
O técnico Caco Espinoza, demitido do time sub-20 do Furacão, citou João por primeiro ao citar os jogadores mais promissores do Furacão.
Polivalente, João foi testado em todas as posições do meio campo e, na visão do ex-treinador, tem nível para jogar nos gigantes da Europa.
"Sobre o Caco, é um excelente treinador e tenho um carinho enorme. Me ajudou a ver outros horizontes, a aumentar as minhas habilidades que eu precisava. Ele falou que eu era jogador de prateleira nível A e, mantendo na carreira o que eu vinha fazendo nesses anos, ia conseguir alcançar esse sonho. Estou vivendo um sonho aqui porque fui bem preparado na base", completou João.
Além disso, a promessa rubro-negra também revelou que acompanha o belga Kevin De Bruyne, do Manchester City.
"O jogador que meu inspiro, e joga a Champions League, é o De Bruyne. É um gênio dentro de campo. Se eu fizer 10% do que ele faz, eu já estou feliz", completou.
Promessa soma minutos e é principal revelação do Athletico neste ano
João já havia sido titular na vitória sobre o Cuiabá, pela 20ª rodada, mas ficou de fora dos duelos contra o Bragantino, pelas oitavas da Copa do Brasil, e na derrota para o Grêmio.
Antes disso, João tinha jogado por cinco minutos na estreia do técnico uruguaio, na vitória por 3 a 0 sobre o Ypiranga-RS, na terceira fase da Copa do Brasil.
"Ele [Martín] é um treinador que vem me dando bastante confiança e ajudando bastante a manter a alta performance nos treinos. Fui preparado desde o sub-17 e no sub-20 para fazer todas as posições do meio para frente. Creio que isso me ajudou muito a, onde me colocar, eu conseguir desempenhar e dar o melhor para ajudar a equipe", completou João.
Contudo, Cuca foi o primeiro treinador que aproveitou João Cruz. No fim de maio, o então comandante promoveu a entrada do jovem nos oito minutos finais da derrota por 1 a 0 para o Sportivo Ameliano, ainda na fase de grupos da Sul-Americana.
Depois disso, João Cruz também jogou por 26 minutos na derrota para o Cruzeiro, pela 12ª rodada do Brasileirão, com o auxiliar Juca Antonello.
Com isso, a promessa rubro-negra soma um gol marcado em seis jogos pelo time principal.