Há 25 anos, o Athletico inaugurava a "primeira Arena do Brasil"; fotos e vídeos
Há 25 anos, no dia 24 de junho de 1999, o Athletico inaugurava a "primeira Arena do Brasil". A Arena da Baixada foi a precursora em modernidade de estádios no futebol brasileiro e na América Latina.
Em um jogo amistoso contra o Cerro Porteño, que inclusive será o adversário do Furacão nos playoffs da atual edição da Sul-Americana em julho, o Athletico venceu por 2 a 1. A equipe da casa abriu o placar com Lucas, o visitante empatou com o brasileiro Gauchinho no segundo tempo e, nos acréscimos, Vanin fez um golaço para confirmar a vitória e a festa atleticana.
A Arena, que na época era aberta e tinha as cores rubro-negras, recebeu mais de 30 mil pessoas ansiosas para conhecerem o mais novo estádio da cidade e que teve as obras finalizadas dias antes. Cássio Taniguchi, prefeito de Curitiba, e Jaime Lerner, governador do Paraná, inauguraram o estádio ao lado de Mario Celso Petraglia, que hoje dá nome ao local.
"A dignidade e a autoestima de ser atleticano foi o primeiro desafio. Investir pesado no patrimônio, construir o mais bem equipado centro de treinamento do Brasil, que estamos inaugurando no próximo sábado, e essa monumental Arena multieventos foi o segundo passo. O terceiro momento começa agora. O Athletico está buscando seu futuro com uma parceria e, com isso, com o futebol empresa, estará pronto para, a nível internacional, para trilhar mais um século de glórias", discursou Petraglia na época.
De 2011 a 2014, o estádio passou por novas reformas e foi finalizado para a Copa do Mundo, quando recebeu quatro partidas do mundial. O local atualmente tem capacidade para quase 43 mil torcedores e é o único do Brasil com teto retrátil.