Campeão da Copa do Brasil e da Sul-Americana, goleiro negocia retorno ao Athletico
O goleiro Santos deve voltar a vestir a camisa do Athletico em 2025. Aos 34 anos, o jogador pertence ao Fortaleza, mas já está em Curitiba. A informação foi divulgada inicialmente pelo ge e confirmada pelo UmDois Esportes.
O Leão do Pici faz a pré-temporada nos Estados Unidos, mas sem o atleta. Sem ser muito utilizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor não se opõe à saída do goleiro.
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Guia do Ruralzão: tudo sobre os times
Pelo Furacão, o goleiro é visto como reposição pela perda do goleiro Léo Linck, que tem proposta do Botafogo.
Dessa forma, a tendência é que Santos assuma o posto de reserva imediato de Mycael, promessa das categorias de base que "furou" a fila da hierarquia do clube se consolidou no time titular em 2024.
Outro nome que tem negociações com o Furacão é o meia Matheus Frizzo, destaque do Coritiba na temporada 2024.
Em 13 anos, Santos se sagrou entre os atletas mais vezes campeão pelo Furacão
Santos está empatado com Adriano Gabiru e Gustavo Caiche, e atrás de Flávio Pantera, como os jogadores que conquistaram mais títulos pelo Athletico.
O goleiro soma 268 partidas disputadas pelo clube e ergueu sete troféus - Campeonato Paranaense de 2016, 2018 e 2020; Sul-Americana de 2018 e 2021; Levain Cup 2018 e a Copa do Brasil 2019.
Santos chegou ao Athletico em 2008, mas virou ídolo e acumulou convocações para a seleção brasileira, com a conquista da medalha de ouro na Olimpíada de 2020, no Japão. No entanto, o arqueiro só deslanchou no fim da passagem pelo Athletico. Isso porque só virou titular em 2018, quando Weverton saiu do Furacão e abriu a vaga na meta rubro-negra.
Na Copa do Brasil 2019, foi fundamental pelas defesas de pênaltis no jogo contra o Flamengo, no Maracanã, e depois, contra o Grêmio, na Arena da Baixada. Ao todo, foram 16 pênaltis defendidos com a camisa atleticana.
Após o auge na carreira, Santos acabou vendido ao Flamengo por cerca de de 3 milhões de euros (o que significava R$ 15 milhões na cotação da época). A multa era de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões).
No entanto, o goleiro não teve o mesmo brilho pelo clube carioca. Mesmo assim, ele somou 63 jogos e foi titular nas conquistas dos títulos da Libertadores 2022, em cima do próprio Athletico, e também da Copa do Brasil do mesmo ano.
Reforços do Athletico para 2025
Até o momento, oito jogadores foram confirmados como contratações do Furacão. Destes, cinco atuaram na vitória sobre o Paraná Clube - Léo Pelé, Palacios (autor do gol da vitória), Raul, Falcão (que entrou no segundo tempo) e Luiz Fernando.
Veja a lista:
- Léo Pelé, zagueiro
- Hayen Palacios, lateral-direito
- Dudu, lateral-direito
- Raul, volante
- Falcão, volante
- Luiz Fernando, atacante
- Isaac, atacante
- Leozinho, atacante