Globo dribla Athletico e Petraglia para mostrar jogo no SporTV e Premiere
Depois de quatro anos, o Athletico voltará a ter uma partida do Brasileirão transmitida pelo SporTV. O duelo contra o São Paulo, neste domingo (10), às 19h, no Morumbi, entrou na grade do canal fechado e também será exibido no pay-per-view (PPV) Premiere.
Para mostrar o Furacão, a Globo vai fazer uso da Lei do Mandante, sancionada no ano passado e que garante os direitos de transmissão ao clube dono da casa – no caso o Tricolor. O Rubro-Negro só tem acordo de TV aberta com a emissora e optou por não assinar para televisão fechada e PPV.
Na semana passada, o presidente atleticano, Mario Celso Petraglia, chamou de "história para boi dormir" a possibilidade de o SporTV transmitir o clube nos jogos fora de casa.
"O Athletico foi o defensor Lei do Mandante. Agora, eu não acredito nisso [Athletico no SporTV e Premiere]. Isso é história pra boi dormir porque a Globo está brigando no Campeonato Carioca, dizendo e defendendo que nos contratos antigos tem que prevalecer a lei antiga. Então, agora, como ela vai fazer para mandar os direitos do Athletico, vai contradizer sua defesa no Rio?", afirmou o dirigente à rádio Transamérica.
A Globo, portanto, só poderia transmitir o Furacão como visitante contra times com quem tem novos contratos (Palmeiras, Fortaleza, Coritiba, Juventude-RS, Ceará, Bahia e Santos – times que eram exclusivos da TNT).
Estrategicamente, contudo, o contrato com o São Paulo também sofreu alteração posterior à Lei do Mandante, o que dá garantia jurídica à emissora para transmitir a partida da primeira rodada do Brasileirão.
A última partida que SporTV e Premiere exibiram o Athletico no Brasileirão foi em 1º de dezembro de 2018, quando o time paranaense bateu o Flamengo por 2 a 1 no Maracanã.