Conheça o CT do Caju, que vai receber os treinos da seleção brasileira
Centro de treinamentos do Athletico-PR, em Curitiba, o CT do Caju será a casa da seleção brasileira na preparação para o duelo contra o Equador, sexta-feira (6), às 22h, no estádio Couto Pereira, pela 7ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026.
Com uma área total de 220 mil metros quadrados, o espaço do Furacão é um dos mais modernos do país. O complexo rubro-negro conta com oito campos (incluindo um miniestádio), ginásio coberto, dois hotéis, restaurantes com cozinha internacional e lavanderia.
+ Leia as notícias do Athletico no UmDois Esportes
Além disso, engloba ainda duas piscinas térmicas e um amplo espaço de academia. O ginásio coberto, por sua vez, possui grama sintética igual à da Ligga Arena, estádio em que o Athletico manda as suas partidas.
Os vestiários beiram o luxo: têm sauna seca, sauna úmida, banheiras de hidromassagem, além dos chuveiros. Há ainda, à disposição do técnico Dorival Júnior, um auditório equipado com recursos audiovisuais e capacidade para 200 pessoas sentadas.
Já o miniestádio é um dos principais destaques da estrutura, com capacidade para 3 mil pessoas, sendo utilizado para jogos das categorias de base.
Athletico construirá "universidade" no CT do Caju
Além de toda a estrutura esportiva oferecida pelo Athletico no CT do Caju, o clube aprovou a construção de um complexo escolar dentro do espaço. O local terá salas de aula, laboratórios, biblioteca e áreas de convivência.
O Furacão ainda não revelou quais cursos serão ofertados, mas já aprovou a cessão da área designada para o complexo universitário para a Fundação Club Athletico Paranaense, a FUNCAP, pelo período de 30 anos.
O espaço também terá áreas esportivas, com a construção de ginásio poliesportivo com capacidade para 2 mil pessoas, um campo de futebol oficial e quatro campos de futebol reduzidos, em uma área total de 45 mil metros quadrados.
CT do Caju já foi casa da Espanha, Brasil e do Boca Juniors
O centro de treinamentos do Athletico-PR já serviu de casa para uma série de clubes em pré-temporada e também de seleções, com destaque para a seleção da Espanha, que escolheu o CT do Caju como sede durante a Copa do Mundo 2014.
A seleção espanhola fez um jogo em Curitiba durante a fase de grupos do Mundial daquele ano, contra a Austrália. A escolha pela casa do Furacão aconteceu após visita de representantes da federação do país europeu.
Pesou a favor do complexo o fato de ter sido utilizado pela própria seleção brasileira antes de embarcar para o Mundial de 2010, na África do Sul.
Além disso, a "blindagem" do espaço, tanto pela localização distante da região central da cidade, como pela política do Athletico de impedir que a imprensa entre no CT, agradaram à Espanha.
Já em 2011 havia sido a vez do Boca Juniors, da Argentina, fazer pré-temporada no local. A equipe argentina escolheu o CT do Caju pelo clima mais ameno que o da Argentina naquela época do ano, além da estrutura oferecida pelo Furacão.
O Boca ficou 12 dias no espaço e elogiou a estrutura. "Escolhemos o CT do Caju pela estrutura e privacidade. Nos trataram bem e poderemos voltar", declarou na ocasião o presidente do clube xeneize, Jorge Ameal.