Fusão em 2023 e uma vitória na temporada: conheça mais do Rayo Zuliano
O Athletico estreia em casa na Sul-Americana contra o desconhecido Rayo Zuliano, da Venezuela. O duelo entre as equipes será nesta terça-feira (9), às 21h30, na Ligga Arena, pela segunda rodada do torneio.
O time venezuelano é da cidade de Maracaibo, do estado de Zulia, a quase 700 km da capital do país Caracas. O clube foi fundado em 2005 e disputou a terceira divisão até 2010. Depois, foi refundado em 2021 e passou a jogar a segunda divisão. Em 2023, herdou a vaga na elite local depois de se fundir com o Zulia, clube da mesma cidade.
O Zulia era mais conhecido internacionalmente, já chegou às quartas de final da Sul-Americana em 2019 e, inclusive, enfrentou a Chapecoense na fase de grupos da Libertadores de 2017. O Zuliano vai para o seu primeiro confronto com um brasileiro na curta história.
A classificação para a atual edição da Sula foi conquistada após terminar o Campeonato Venezuelano na oitava posição geral, com 36 pontos em 28 jogos – o último da área de classificados.
+ Athletico x Rayo Zuliano: veja escalações e como assistir
Campanha na temporada
O Rayo Zuliano vive uma crise em 2024 e só tem uma vitória em 13 jogos. No torneio apertura do Venezuelano, em 11 jogos, a equipe só venceu uma, tem três empates e outras sete derrotas.
Com apenas seis pontos, o Zuliano é o 12º colocado de 14 equipes – apenas um time cai. Na última rodada, no sábado (6), o time ficou no 2 a 2 com o Carabobo, fora de casa.
Pela Sul-Americana, o clube passou pelo Deportivo La Guaira por 4 a 2 nos pênaltis (empate por 0 a 0 no tempo normal). Já na estreia da fase de grupos, foi derrotado por 2 a 0 pelo Danubio, na Venezuela. Ao todo, são 13 gols marcados e 21 sofridos no ano.
A equipe tem um estádio próprio e recém reformado, o José Encarnación Romero, com capacidade para mais de 45 mil torcedores e que foi palco da Copa América 2007, mas está atuando no Estádio Olímpico Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, por exigência da Conmebol.
Elenco, treinador e time-base
O elenco do Rayo Zuliano é formado apenas por jogadores do país – há o colombiano José Hurtado, mas ele só fez dois jogos em 2023 e não vem sendo relacionado nesta temporada.
O artilheiro do time é Armando Araque, de 35 anos, com três gols em 10 jogos. Outro nome que se destaca é o ponta Gerardo Padron, de 21 anos, que tem dois gols e uma assistência em oito jogos e foi contratado nesta temporada do Academia Puerto Cabello.
O técnico da equipe é o também venezuelano Elvis Martínez, 53 anos. O comandante surgiu como auxiliar no Estudiantes de Mérida, passou pelo ULA FC e TFC Maracaibo, ambos da Venezuela, antes de assumir o Rayo em 2023.
Um time-base do adversário do Athletico tem: Valdés; Angel Faria, Hermes Rodríguez, Melean e Albert Barboza; Edwin Castro e Andrusw Araujo; Padrón, Gilmar Martínez e Saimon Ramírez; Araque.