Fora do G6, Athletico pode se beneficiar com G7 e G8 do Brasileirão
Hoje fora do G6 do Brasileirão, o Athletico quer usar a sequência de três partidas em Curitiba para alcançar as primeiras posições e ficar mais perto da vaga na Libertadores 2024. O próximo desafio é contra o Internacional nesta quinta-feira (21), às 19h30, na Ligga Arena, pela 24ª rodada.
Ainda faltam 15 jogos, claro, e o Furacão tem chances de conseguir o objetivo por si próprio. No entanto, o time não descarta uma "ajudinha" dos adversários para garantir a posição no torneio continental.
+ Veja a tabela e os próximos jogos do Athletico no Brasileirão
Assim como aconteceu no ano passado, o G6 pode virar G8 novamente. Em 2023, por exemplo, o Athletico conquistou a vaga direta na fase de grupos depois de o Flamengo terminar a Série A nas primeiras posições e levar os títulos da Copa do Brasil e Libertadores, abrindo, assim, mais duas vagas.
Nesta temporada, o próprio Flamengo, que está na quinta posição, pode faturar a Copa do Brasil mais uma vez e abrir uma vaga - a depender da sua colocação no fim da Série A. Os cariocas, porém, estão em desvantagem depois da derrota por 1 a 0 para o São Paulo na ida - o time paulista é apenas o 13º colocado do Brasileirão. A volta será neste domingo (24), às 16h, no Morumbi.
A outra vaga pode ser aberta, de acordo com o regulamento, se o campeão da Libertadores 2023 estiver entre os melhores da Série A. São três brasileiros nas semifinais da edição deste ano: Palmeiras, Fluminense e Internacional - apenas o time gaúcho não está dentro do G6.
Um caso de G9 - hoje bem remoto - ainda pode acontecer se Fortaleza ou Corinthians vencer a Sul-Americana e o campeão esteja entre os primeiros colocados da competição nacional.
Regulamento do Brasileirão para vagas na Libertadores 2024:
Art. 6º – A classificação de Clubes às Copas CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL SulAmericana em 2024 observará as situações abaixo identificadas, considerando as vagas previstas:
a) O Campeão acessará a CONMEBOL Libertadores de 2024 na sua Fase de Grupos;
b) O 2º classificado acessará a CONMEBOL Libertadores de 2024 na sua Fase de Grupos;
c) O 3º classificado acessará a CONMEBOL Libertadores de 2024 na sua Fase de Grupos;
d) O 4º classificado acessará a CONMEBOL Libertadores de 2024 na sua Fase de Grupos;
e) O 5º classificado acessará a CONMEBOL Libertadores de 2024 na sua Fase Preliminar;
f) O 6º classificado acessará a CONMEBOL Libertadores de 2024 na sua Fase Preliminar.
§ 1º – Caso um Clube obtenha acesso à CONMEBOL Libertadores de 2024 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a CONMEBOL Libertadores de 2023 ou a CONMEBOL Sul-Americana de 2023) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão Série A 2023 ou Copa do Brasil 2023), este Clube ocupará a vaga destinada à CONMEBOL, com a vaga oriunda do Brasileirão Série A 2023 ou da Copa do Brasil 2023, conforme o caso, sendo repassada ao Clube melhor colocado no CAMPEONATO, excluídos os Clubes já classificados.
§ 2º – Caso um Clube obtenha acesso à CONMEBOL Libertadores de 2024 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão Série A, este Clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão Série A sendo repassada ao Clube melhor colocado no CAMPEONATO, excluídos os Clubes já classificados.