Foco no bicampeonato? Como chega o Athletico para o Brasileirão 2024
O Athletico estreia no Brasileirão 2024 contra o Cuiabá neste domingo (14), às 16h, na Ligga Arena. Campeão em 2001, o Furacão quer tentar o bicampeonato no ano do seu centenário, completado no dia 26 de março.
O foco no Brasileirão foi revelado pelo diretor financeiro Márcio Lara e tem sido abordado repetidamente pelos jogadores do clube. Artilheiro da equipe na temporada com oito gols e um dos líderes do elenco, o atacante Pablo comentou sobre o objetivo nesta semana.
"É um ano muito importante para o clube. Todos os jogadores que estão aqui, foram escolhidos a dedo. E o nosso grande objetivo é ser campeão, já nos tornamos campeões estaduais, não é fácil ganhar, por isso demos muito valor ao Estadual. Mas, neste ano tão importante, temos que dar a vida em todos os jogos", declarou na zona mista.
+ Veja todas as notícias do Athletico no UmDois Esportes
"Agora vai começar o Campeonato Brasileiro, muitas jornadas, mas temos o sonho de sermos campeões brasileiros, já faz um bom tempo do primeiro. É um dos nossos objetivos. Temos um elenco qualificado para sonhar e buscar títulos", projetou.
Para buscar esse sonho, o Athletico investiu pesado em reforços e já gastou mais de R$ 80 milhões em nove contratações. E não deve parar por aí. O clube ainda busca, principalmente, um zagueiro e um ponta. Dois nomes, inclusive, estão na mira.
E o Furacão também chega em alta para esta Série A depois de um bom começo de temporada. Em 19 jogos (entre Paranaense e Sul-Americana), são 14 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, com 40 gols marcados e oito sofridos.
Depois de iniciar a temporada com Juan Carlos Osorio, Cuca chegou no começo de março e está 100% no comando, com sete vitórias em sete partidas, e um título do Campeonato Paranaense.
+ Confira a tabela completa do Brasileirão
Estatísticas do Athletico na história do Brasileirão
O Athletico vai para sua 46ª participação na Série A do Campeonato Brasileiro. Ao todo, são 1271 jogos, sendo 481 vitórias, 340 empates e 450 derrotas. Foram 1648 gols marcados e 1539 sofridos.
Depois do título de 2001, o Furacão foi vice-campeão em 2004 já no formato de pontos corridos. Mas, desde que a competição passou a ter 20 clubes, a melhor posição foi o terceiro lugar na edição de 2013.
Primeiros jogos do Athletico no Brasileirão 2024
- Athletico x Cuiabá - domingo (14), às 16h, na Ligga Arena, primeira rodada
- Grêmio x Athletico - quarta-feira (17), às 19h, na Arena do Grêmio, segunda rodada
- Athletico x Internacional - domingo (21), às 16h, na Ligga Arena, terceira rodada
- Juventude x Athletico - domingo (28), às 18h30, no Alfredo Jaconi, quarta rodada
- Athletico x Vasco - domingo (5), às 16h, na Ligga Arena, quinta rodada