Fernandinho busca médico recomendado por Guardiola para avaliar lesão
O volante Fernandinho, do Athletico, viajou para Barcelona, na Espanha, onde teve consulta nesta segunda-feira (2) com o médico Ramon Cugat, referendado pelo técnico Pep Guardiola, do Manchester City.
A imagem foi registrada pela esposa do atleta, Glaucia Rosa, nas redes sociais.
O jogador de 39 anos sofreu uma lesão grave no músculo adutor da coxa esquerda na vitória sobre o Belgrano, na Argentina, que classificou o Furacão para as quartas de final da Copa Sul-Americana. O time vai enfrentar agora o Racing, também da Argentina.
+ Confira as notícias do Athletico no UmDois
Apesar da consulta, ainda não há prazo para o retorno de Fernandinho aos gramados. Os próximos 30 dias vão ser cruciais para determinar a evolução da recuperação, mas somente esse período de ausência já é uma péssima notícia para o Furacão.
Fernandinho está fora dos duelos contra o Vasco, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, e diante do Racing, da Argentina, pelas quartas da Copa Sul-Americana.
Conforme apurado pelo UmDois Esportes, apesar da consulta, Fernandinho não deve ficar em Barcelona durante a recuperação.
Guardiola, Neymar, Suárez, Xavi... Quem é o médico procurado por Fernandinho na Espanha
Aos 74 anos, Ramon Cugat é uma das referências da ortopedia na Espanha. Ele já atendeu grandes nomes do futebol mundial, incluindo cirurgias nos brasileiros Neymar, Gabriel Jesus e Rafinha Alcântara. No ano passado, Cugat atendeu o atacante Luis Suárez, quando o uruguaio estava jogando no Grêmio.
Ele chegou a ser jogador do Barcelona na década de 1960, mas se formou em medicina na Universidade de Barcelona e fez especialização na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente ele é o chefe do Instituto Cugat.
Cugat começou a atuar no esporte como membro da equipe médica da organização dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. No entanto, o paciente mais ilustre foi Pep Guardiola, enquanto ainda era atleta do Barça.
No fim dos anos 90, o então volante sofria com lesões na coxa. Por isso, o jogador ficou de fora da Copa do Mundo de 1998. Cugat chegou a um diagnóstico diferente do que a equipe médica do Barça teve. A direção e Guardiola optaram em confiar no médico, o que permitiu que o jogador voltasse à ativa.
Contudo, o ortopedista virou amigo de Guardiola quando ele assumiu o cargo de técnico principal do Barça. Desde então, o treinador recomenda a consulta ao médico aos atletas.
O ex-zagueiro Vincent Kompany, atual técnico do Bayern de Munique, e o meia Kevin De Bruyne já tiveram tratamentos com o médico, assim como estrelas da história do Barça, como Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Cesc Fábregas e Luis Suárez.
Próximos jogos do Athletico
- Athletico x Vasco - Copa do Brasil - 11/09 (quarta-feira), às 21h30 - Ligga Arena, em Curitiba
- Athletico x Fortaleza - Brasileirão - 14/09 (sábado), às 18h30 - Ligga Arena, em Curitiba
- Athletico x Racing - Sul-Americana - 19/09 (quinta), às 21h30 - Ligga Arena, em Curitiba
- Criciúma x Athletico - Brasileirão - 22/09 (domingo), às 18h30 - estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
- Racing x Athletico - Sul-Americana - 26/09 (quinta), às 21h30 - estádio Presidente Perón, em Avellaneda
- Flamengo x Athletico - Brasileirão - 29/09 (domingo), às 20h - Maracanã, no Rio de Janeiro
- Athletico x Botafogo - Brasileirão - 5/10 (domingo), às 16h30 - Ligga Arena, em Curitiba